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Veja o que é uma franquia, o perfil de quem quer uma e as vantagens envolvidas

Microfranquia pode dar retorno em pouco tempo, mas é preciso disposição

Uma microfranquia pode ser adquirida com investimento mais baixo (de R$ 10 mil a R$ 30 mil) que uma franquia normal (algumas podem chegar a R$ 200 mil). O segmento, além disso, tem crescido de forma expressiva nos últimos três anos (de 20% a 30%). Apesar das facilidades envolvidas e de ser um negócio atrativo, tem também um risco (não desprezível) de não dar certo.

Para não deixar o sonho de ser patrão virar o pesadelo de ser empregado de novo, o candidato a empresário precisa saber bem o que espera da franquia, conhecer bem o que significa ser franqueado e estar preparado para esperar o retorno só cerca de um ano à frente (mas que pode chegar um pouco antes).

O R7 preparou um pequeno roteiro para quem quer saber o caminho das pedras.

O que é uma franquia?

Franquia é o sistema em que o dono da marca ou de uma patente (franqueador) transfere ao franqueado o direito de uso de marca ou patente e o direito de distribuição de produtos ou serviços

Perfil do franqueado

A pessoa interessada tem que entender que, por mais que uma franquia possa ser uma fórmula de sucesso, precisa fazer uma autoavaliação e descobrir se tem algumas características e se está disposto a algumas iniciativas:

- Qual o tipo de negócio que melhor se encaixa em seu perfil?

- Quais habilidades ou conhecimentos adquiridos ao longo da vida profissional poderão ajudar no novo negócio?

- Disposição para aprender e para seguir as regras e recomendações sobre a operação do negócio;

- Objetivos de curto, médio e longo prazos - ou seja, o que o candidato espera, que projeção de ganhos ele faz e que disposição tem de ficar no negócio

Vantagens

- Participa de uma marca já consolidada e com clientela formada – ou seja, o risco de não dar certo é menor;

- Já abre o negócio com métodos profissionais de gestão e acompanhamento, testados no mercado. Isso reduz o tempo de implantação do negócio;

- Treinamento, capacitação, estratégias e manuais são desenvolvidos pelo franqueador – o que deixa o empresário livre para se concentrar apenas em gerenciar o negócio.

Cuidados

- Avaliar a importância e a expressividade da empresa no mercado;


- Conhecer as condições financeiras contábeis e jurídicas da franquia na qual a pessoa está interessada em investir;

- Observe o valor da taxa de franquia (royalties, ou o que será pago ao dono da marca), taxa de publicidade e prazo do contrato.

- Número de unidades próprias e franqueadas;

- Número de unidades franqueadas que fecharam;

- Desempenho das unidades franqueadas;

- Avalie o nível de satisfação dos franqueados da rede;

Também é preciso apresentar o pré-contrato a um advogado, para avaliar e esclarecer as condições do negócio.

O interessado pode encontrar mais informações no site da ABF (Associação Brasileira de Franchising - www.portaldofranchising.com.br) e no do Sebrae (www.sebrae.com.br).

Fonte: R7

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