Notícias

Expansão de franquias de nichos não tradicionais atrai clientes

RIO - Não só de estabelecimentos ligados a alimentação, vestuário, calçados e beleza sobrevive o setor de franquias. Operações consolidadas desse mercado estão, pouco a pouco, convivendo com a expansão de segmentos de negócios não tradicionais. No Rio, essa diversificação já pode ser sentida com o lançamento de empreendimentos focados em nichos como desenvolvimento infantil, mercado imobiliário e até personalização náutica e automotiva, como mostra matéria de Paula Dias, publicada neste domingo no Boa Chance.

— O Rio é um grande lançador de tendências; uma caixa de ressonância de novas ideias, produtos e conceitos comerciais que rapidamente se espalham via franchising por todo o país — afirma Alain Guetta, presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF-Rio). — Um segmento que vem ganhando força por aqui é o imobiliário. A maior rede de franquias do setor, a Century 21 (C21), que atua na compra e venda de imóveis, está se preparando para entrar de sola no estado.

Mas enquanto isso não acontece, os consumidores já podem usufruir de novos serviços que fogem do usual. Criado há 35 anos na Califórnia, o espaço Gymboree Play & Music conta com programas de desenvolvimento para crianças de até 5 anos. Representantes da marca no país, o casal Gregory e Fabrícia Gottheimer acaba de inaugurar a primeira unidade do Rio, na Barra, com investimento inicial de R$ 180 mil e prazo de retorno de aproximadamente 20 meses.
O casal Gregory e Fabrícia Gottheimer, da Gymboree Play & Music, de desenvolvimento infantil: resultados têm superado as expectativas/Foto:Ana Branco - O Globo

— Sabíamos que o primeiro ano seria de divulgação e apresentação da marca ao mercado. Mas os resultados superaram nossas expectativas. Para 2011, a meta é abrir de três a cinco novas franquias — diz Fabrícia, que é pedagoga.

Com duas lojas no Rio (na Barra e em Botafogo), a Leotomóvel, especializada em personalização automotiva, também está aberta a interessados em investir em franquias. A empresa — que já tem clientes fiéis e parceria com montadoras como Audi, Volvo e Land Rover — registrou, em 2010, aumento de 70% na procura por dispositivos multimídia para entretenimento, como TV e DVD.

— O brasileiro é comprovadamente o povo mais apaixonado por carro que existe! Além disso, o crescimento da venda de veículos e a preocupação das pessoas em melhorar o conforto quando estão dirigindo justificam o sucesso do negócio — comemora o empresário Leandro Souza.

Leia a reportagem na íntegra no Globo Digital (versão exclusiva para assinantes).

FONTE: http://extra.globo.com/emprego/expansao-de-franquias-de-nichos-nao-tradicionais-atrai-clientes-1277890.html

:: Voltar
av. senador casemiro da rocha, 609 cj 51 • saúde • cep 04047-001 • são paulo • sp
fone: +55.11.2276.0048 | 11.2577.1115 | 11.4562.1116 | (oi dub): 11.96656-0048