Notícias

iPhone abre mercado para nova rede de franquias

Quiosques da iPhone Solution, que fornece serviços e acessórios para o aparelho, faturam R$ 60 mil mês


Franquia quiosque da iPhone Solution custa a partir 90 mil e retorno é previsto em 19 meses

São Paulo - Em Junho de 2007, centenas de consumidores ávidos se amontoavam em filas quilométricas nas portas das lojas Apple nos Estados Unidos com um único objetivo: colocar as mãos em um dos gadgets mais desejados de todos os tempos, o iPhone.

Levaria mais de um ano para que o aparelho fosse lançado oficialmente no Brasil, mas em poucos dias um seleto grupo de brasileiros já tinha os seus exemplares em mãos. Leonardo Caetano, então diretor de arte e dono da uma agência de comunicação, era um deste sortudos.

Mas ter acesso ao badalado celular era só uma parte do problema. O verdadeiro desafio era fazê-lo funcionar. O aparelho da Apple vinha configurado para funcionar estritamente na rede da operadora norte-americana AT&T. Antes que as soluções de desbloqueio do aparelho por software aparecessem na internet, era preciso abrir o aparelho e fazer uma arriscada operação de alteração no hardware para que ele pudesse funcionar nas redes das operadoras brasileiras. Caetano – que não tem formação em tecnologia, mas tinha alguns conhecimentos na área – arriscou e deu certo, muito certo.

“Comecei a fazer para os amigos, para os amigos dos amigos e de repente, em cerca de um mês, eu já estava desbloqueando 10 aparelhos por dia”, ele recorda. Em muito pouco tempo, o negócio de desbloqueio de iPhone se tornava mais lucrativo que a agência de comunicação e nascia a iPhone Solution.

Com sede em São Paulo, a empresa com pouco mais de três anos de vida já atendeu mais de 30 mil clientes e conta com um time de 35 funcionários, incluindo técnicos especializados que prestam serviços variados a usuários de aparelhos, desde o desbloqueio até atualização de software, passando por manutenção e troca de peças.

Embora a prestação de serviço ainda seja o carro-chefe da empresa, respondendo por 70% do faturamento, a iPhone Solution logo partiu para a venda de acessórios como forma de diversificar o seu portfólio. “Sempre me interessei pelo varejo e a ideia de levar a marca por esse caminho foi sempre pensando que se o aparelho barateasse e a demanda diminuísse precisaríamos de um plano B”, explica Caetano. “Mas na verdade o movimento de serviços só cresceu”, ele acrescenta.

No Brasil, ao contrário de outros países, como os Estados Unidos, a oferta de manutenção e suporte e até mesmo o desbloqueio do aparelho por empresas não vinculadas à Apple é perfeitamente legal, com uma ressalva importante: o usuário que opta pelos serviços pode perder a garantia da fabricante.

:: Voltar
av. senador casemiro da rocha, 609 cj 51 • saúde • cep 04047-001 • são paulo • sp
fone: +55.11.2276.0048 | 11.2577.1115 | 11.4562.1116 | (oi dub): 11.96656-0048