Notícias

Escolha a franquia certa

Serviço da Dubnet orienta na seleção do negócio que mais se adapta ao perfil pessoal e de investimento do interessado.


No Brasil, o empreendedor que deseja comprar uma franquia tem aproximadamente 900 opções em diferentes áreas. São negócios nos setores de alimentação, acessórios, cafeteria, limpeza, saúde, beleza e serviços. Depois da escolha, o futuro empresário ainda tem que negociar um ponto comercial e pagar royalties. Pensando nessa gama de variedades, a Dubnet Varejo e Franchising lançou o Programa Franquia Certa durante a ABF Expo 2007.

De acordo com Danilo Kindro Andreoli, responsável técnico pela Dubnet Varejo e Franchising, o objetivo do programa é transferir conhecimentos avançados sobre o sistema de franchising e capacitar o interessado a escolher a franquia que mais se adapte a seu perfil pessoal e de investimento. “Muitas vezes, o empreendedor não sabe por onde começar. Não conhece os conceitos ou tem uma visão errada sobre os termos que envolvem franchising. Nosso objetivo é qualificá-lo e entregá-lo praticamente pronto ao franqueador”, explica.

O programa tem duração de 60 dias e é realizado em três etapas. A primeira é a transferência de conhecimentos para o futuro empreendedor. O interessado vai obter informações sobre a história, evolução, prós e contras, leis, investimentos e royalties do sistema de franquias. A segunda é a identificação do perfil, no qual a Dubnet avalia as oportunidades em que o interessado poderá se adaptar melhor e obter mais satisfação pessoal, aliado aos resultados financeiros. A terceira é a apresentação das franquias selecionadas mais adequadas ao perfil profissional e de capital de investimento do cliente.

De acordo com Andreoli, o programa é destinado para pessoas físicas que tenham um capital disponível. Geralmente, os interessados buscam uma complementação de renda ou deixam o trabalho atual em busca de uma outra oportunidade. O custo do serviço varia conforme o capital que o empreendedor pretende investir na franquia: fica na faixa de R$ 3 mil a R$ 10 mil.

Um exemplo dos futuros clientes são aqueles interessados em obter uma segunda franquia. Em 1994, por exemplo, a Dubnet prestou consultoria a um empreendedor que negociava o ponto-de-venda com um shopping de Campo Grande. Este ano, o empresário quis aumentar os negócios e comprar uma outra franquia no mesmo shopping e voltou a procurar a empresa. “Trabalhamos constantemente com franqueados profissionais. São pessoas que aproveitam o fato de estarem num determinado local e desejam montar um outro negócio”, diz.

Este tipo de consultoria já é realizada pela empresa há dois anos, mas sem a denominação Programa Franquia Certa e sem uma divulgação. Mesmo assim, 20 clientes foram atendidos. O objetivo agora é trabalhar com 90 empreendedores por ano. A empresa identificou esta necessidade, porque muitas pessoas buscavam a Dubnet para escolher uma franquia, já que o ramo cresce no Brasil.

Uma das constatações feitas pela Dubnet é de que a grande maioria dos interessados em comprar uma franquia buscam o setor de alimentação. “Mas o interessado, muitas vezes, não sabe que este é um ramo difícil. Caso se instale em um shopping center, por exemplo, tem que trabalhar de domingo a domingo, 365 dias por ano. Temos uma função didática com este programa”, afirma.

Fonte: Empreendedor


:: Voltar
av. senador casemiro da rocha, 609 cj 51 • saúde • cep 04047-001 • são paulo • sp
fone: +55.11.2276.0048 | 11.2577.1115 | 11.4562.1116 | (oi dub): 11.96656-0048