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Sketch retoma plano de expansão no país através de franquias.




Grife espera abrir 50 unidades nos próximos três anos. Estratégia prevê início a partir de unidades já instaladas.

Ao completar 25 anos a Sketch Men’s Collection retoma o seu plano de expansão nacional por meio do modelo de franquias. Com 27 lojas próprias espalhadas principalmente por Minas Gerais, a grife espera abrir 50 unidades nos próximos três anos.

De acordo com o diretor de franquias da Sketch, Fábio Longo, o modelo é o ideal para acelerar o programa de expansão nacional. “Temos cinco unidades franqueadas, sendo três no Amazonas e duas em Minas, abertas há mais de sete anos. Agora retomamos o modelo e a expectativa é que até o fim do ano 12 já estejam abertas. O mercado de moda no Brasil cresceu 287% na última década e, do outro lado, o setor de franquias registrou aumento de 12% em 2013. Esses números configuram um excelente mercado especialmente para a moda masculina, que oferecem poucas oportunidades em franquias”, explica Longo.

A estratégia prevê o crescimento em espiral, partindo de unidades já instaladas, alcançando na primeira etapa o interior de Minas Gerais, as regiões Nordeste e Centro-Oeste. Cidades acima de 70 mil habitantes podem receber tanto lojas de rua como em Shopping Centers. Já o perfil do franqueado ideal prevê um operador ou um investidor que tenha relação estreita com o dia a dia da unidade e com o administrador. “Não queremos alguém que encare a parceria apenas como uma atividade, mas sim como um projeto de vida, mesmo que não possa estar na linha de frente. E que tenha planos de crescimento, ter mais de uma unidade”, afirma o diretor.
As datas de maior flux de venda são, em ordem decrescente, Natal, Dia dos Pais e Dia dos Namorados. Para suportar a expansão, a marca aposta na fábrica própria e em fornecedores homologados. “Preferimos não jogar todas as fichas em uma só opção, por isso terceirizamos parte da produção. Assim, quando um parceiro tem qualquer problema o outro pode cobrir, evitando o desabastecimento”, destaca.

Para garantir a qualidade dos produtos, do atendimento e da gestão, o treinamento é feito em duas plataformas. O franqueado recebe as instruções em Belo Horizonte e é disponibilizado material completo on-line para que o treinamento seja replicado para a equipe na cidade de origem. “Verificamos que o atendimento é um dos valores mais apreciados pelos nossos clientes, principalmente os homens. Se para a mulher a compra é um prazer, para os homens é uma obrigação. No geral, gostamos de ser assessorados, por isso comprar em grandes lojas de departamento é um problema. Hoje os homens já são 50% dos nossos clientes no balcão. Nos esmeramos em oferecer um ambiente confortável e aconchegante”, completa.

Raio X:
Instalações: R$ 1,8 mil o metro quadrado (rua) e R$ 2,8 mil o metro quadrado para Shopping;
Taxa de franquia: R$50 mil;
Capital de giro: a partir de R$ 40 mil;
Taxa de publicidade: 2% do valor das compras;
Royalties: 10% do valor das compras;
Lucratividade: 12%;
Estoque inicial: R$ 90 mil;
Payback: 24 a 36 meses.

Para saber mais acesse: Página da Sketch

Fonte: Daniela Maciel. Diário do Comércio: Belo Horizonte, Quarta-Feira, 30 de Abril de 2014.

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