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ABF Franchising Expo 2009 bate novo recorde de visitação

Aproximadamente 39 mil pessoas passaram pela exposição, um aumento de quase 19% com relação a 2008. Em conseqüência, cerca de R$ 30 milhões em negócios devem movimentar o setor depois da feira. `Estamos muito satisfeitos com o evento. Mesmo diante do atual cenário econômico, a feira refletiu a vitalidade do sistema. Já no primeiro dia registramos um aumento de 22% de visitantes interessados em adquirir uma franquia, consequentemente o volume de negócios pós-feira deverá aumentar significativamente`, afirmou Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF.
Participaram da ABF Franchising Expo 260 marcas brasileiras, mais de 20 delas pela primeira vez, nove delegações estrangeiras, oito franquias com sucesso comprovado nos Estados Unidos e em muitos outros países, além de inúmeras atividades e cursos que agitaram o Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte em São Paulo.

A Brazil Trade Shows (BTS), que pelo segundo ano consecutivo é responsável pela organização do evento, já tem planos para a próxima edição em 2010. `Desde que assumiu a realização da ABF Expo, a BTS vem promovendo a ampliação da feira, edição após edição. Trocamos do pavilhão Azul para o Vermelho que é bem maior e ainda assim continuamos com fila de espera. Para contemplar a demanda, promoveremos mais uma vez a ampliação da área ocupada para a edição do próximo ano`, afirma o presidente da BTS, Marco Antonio Mastrandonakis.

BOAS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS

Franquias de diferentes regiões, portes, estreantes ou não na feira já colhem resultados da participação do evento, que deve gerar cerca de R$ 30 milhões em negócios. Mulheres, jovens, principalmente casais, são os principais futuros empreendedores, de acordo com o perfil de visitação.

Tradicionalmente na feira, a primeira e maior rede de frutos do mar do País, a Vivenda do Camarão, recebeu cerca de dois mil visitantes e está bastante otimista. O perfil de visitantes da feira também foi muito diversificado. A Vivenda registrou a presença de jovens entre 25 e 35 anos, que buscam um negócio para investir e administrar. A rede apresentou suas novidades, como o novo modelo de loja delivery e anunciou a sua expansão no segmento de Food Service, com a entrada em canais de distribuição como hotéis, motéis e restaurantes.

O Rei do Mate recebeu mais de mil visitas por dia. O perfil dos visitantes se dividiu entre grupos de jovens em busca de segurança na hora de investir em um negócio próprio; empreendedores que buscam diversificar o ramo de atuação e também profissionais que trabalham em outros setores e planejam abrir uma franquia da bandeira. Além disso, o público visitante da rede demonstrou conhecer e acreditar na qualidade e tradição da rede, com mais de 30 anos de atuação no mercado. `Notamos que muitas pessoas que vieram ao nosso espaço são consumidores de produtos do Rei do Mate e sabem a solidez da marca`, revela a Adriana Lima, gerente de expansão da empresa. Segundo Adriana, novos negócios foram gerados a partir da feira. `Em breve devemos ampliar nossa atuação no interior de São Paulo, em São Luiz (MA) e no Rio de Janeiro`, comemora.

Mulheres interessadas em abrir franquias foram a maioria no estande da Subway. Durante os quatro dias de feira, a marca recebeu a visita de cerca de 400 pessoas por dia, interessadas em adquirir uma loja da rede. As praças mais procuradas para abrir as novas lojas foram São Paulo, Brasília, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná. No final do evento, foram realizados cerca de 200 cadastros positivos. `Notamos que o perfil dos interessados em adquirir franquias da rede tem se diversificado. Os interessados já chegam bem direcionados e querem apenas tirar dúvidas mais pontuais sobre a operação da rede`, comenta Giulliano Ivankiw, gerente de operações da Subway no Brasil.

Expectativas superadas também para a gerente de expansão da Salad Creations, Cecília Gonçalves. Ao todo 20 contratos foram encaminhados. A meta é que os negócios se concretizem nos próximos 60 dias. Entre os visitantes do estande, destaque para as regiões Nordeste e Rio de Janeiro. `Observamos um aumento na procura por parte de empreendedores dessas localidades`, conta Cecília. Além disso, a maior rede especializada em saladas lançou durante o evento o formato quiosque.

Segundo Modesto Carone Jr., diretor da rede Roasted Potato, dez negócios tinham sido encaminhados apenas nos dois primeiros dias do evento. `Nossa expectativa é de que, em breve, tenhamos todos os contratos de franquia assinados`, diz. Especializada em batatas recheadas, o estande contou com um movimento de público excelente, na visão de Carone. `É uma das melhores edições da feira dos últimos anos.`

As redes Bon Grillê e Vanilla Caffè cadastraram mais de 300 pessoas interessadas em ter informações das duas marcas. A expectativa é ter um retorno de 6% em novas aquisições de franquias. `A ABF proporcionou muitas oportunidades e foi realmente significativa a nossa participação, pois foi mais uma chance de mostrar o nosso negócio`, diz o gerente de marketing Bruno Bonfiglioli.

A Casa do Pão de Queijo, líder nacional em número de unidades franqueadas no segmento de cafeteria, estima fechar cerca de dez contratos com as negociações iniciadas durante a ABF Franchising Expo, além das 15 unidades que pretende abrir até o final do ano. Segundo Ricardo Bertucci, gerente comercial da rede, todos os contratos são sempre fechados no pós-feira, para melhor detalhamento do sistema da Casa do Pão de Queijo ao futuro franqueado. Bertucci ressalta que houve um crescimento de 20% no número de pessoas interessadas em abrir uma franquia, em comparação ao evento realizado em 2008. Mais de 1.500 visitantes passaram pelo estande durante os quatro dias de evento.

Cerca de 280 candidatos a franqueados visitaram o estande do Mundo Verde durante a feira ABF Franchising Expo Como resultado preliminar das negociações iniciadas durante o evento, pelo menos nove lojas da rede deverão ser abertas já nos próximos meses em cinco estados. Das novas franquias negociadas, cinco ficam em São Paulo (Campo Belo, Vila Olímpia, Guarulhos, Vila Madalena e Taubaté), uma no Rio de Janeiro (Angra dos Reis) e as demais em importantes capitais das regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste, onde a marca ainda não havia chegado: Manaus (AM), Teresina (PI) e Campo Grande (MS). `Foi um resultado realmente excelente e superamos nosso principal objetivo, de expandir a marca em São Paulo e outros estados onde ainda não havíamos chegado`, afirma diretor comercial da franquia, Jorge Antunes. Antunes, que também é sócio-fundador da marca, anunciou ainda durante o evento que a rede deverá crescer este ano na Região Sul: em agosto abrirá sua primeira loja em Caxias do Sul (RS) e já prospecta interessados nas cidades de Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo.

ENSINO PROFISSIONALIZANTE EM ALTA

A Yázigi Internexus, rede de escolas de idiomas, recebeu durante os quatro dias de evento, cerca de 1.500 visitantes interessados em abrir uma unidade com a bandeira da marca. Jovens, principalmente casais, com formações em marketing, tecnologia ou na área educacional foram os que mais procuraram conhecer as oportunidades de investimentos da empresa. De acordo com Alexandre Gambirásio, presidente da marca, `participar da ABF Franchising Expo é uma importante vitrine para divulgação dos negócios`.

A rede de franquias Eurodata, especializada em cursos de qualificação profissional e tecnológica, participou pela sexta vez. Já nos dois primeiros dias do evento, o estande recebeu cerca de 300 visitantes. Para Ramon Asensio, presidente da empresa, a expectativa de que novos negócios sejam gerados como resultado da ABF aumentou. `Nossa meta subiu para 30 unidades até o final do ano`, afirmou o empresário.

A Visual Mídia, rede de ensino de informática e profissionalizante que utiliza métodos interativos de ensino, trouxe à ABF Franchising Expo uma oferta para os interessados em abrir escolas de informática e formação profissional em todo o País. A partir de agora, a empresa oferece duas modalidades: o licenciamento do seu método de ensino e como franqueadora, onde os franqueadores terão direito à utilização do método Visual Mídia e também ao uso da marca. `Esta participação na ABF Franchising foi muito positiva para a empresa. Pudemos expor a marca e esclarecer as dúvidas dos visitantes sobre o plano de expansão no mercado de franquias`, explica Leopoldo de Oliveira, diretor da rede.

O Centro de Ensino Fisk registrou recorde de interessados durante a exposição. Somente no primeiro dia da maior feira de franquias da América Latina, o estande recebeu o dobro de interessados em conhecer detalhes sobre a marca em relação aos anos anteriores. O diretor da Fundação Richard H. Fisk, Christian Ambros, comenta que os resultados superaram as expectativas da rede. `Nossos oito consultores registraram uma média de 130 atendimentos diários de pessoas inclinadas a iniciar um processo seletivo - fase inicial da ação de abertura de uma franquia`. Para Ambros, além de um indicativo da credibilidade da marca, o resultado é consequência do cenário econômico atual, ainda instável. E o setor de franquias passa a ser uma alternativa interessante à medida que apresenta crescimento. A rede registrou uma média de quatro mil visitas em seu estande.

Cerca de 300 visitantes conheceram as vantagens das franquias do Grupo S.O.S Computadores durante a ABF Franchising Expo. `As boas oportunidades de negócios, com baixo investimento inicial, a partir de R$ 60 mil foram os principais atrativos`, explicou João Carlos Ferreira da Silva, gerente de expansão do grupo, detentor das marcas S.O.S Educação Profissional e Real Time.

O Grupo Multi - multinacional brasileira líder mundial no mercado de ensino de idiomas, informática e profissionalizante, detentor das marcas Wizard, Skill, ALPS e People - recebeu em seu estande cerca de 300 prospects interessados nos planos e novidades de cada uma das marcas. `A feira da ABF é uma grande vitrine que divulga o sistema de franchising. São visitantes de todo o País analisando e procurando novas oportunidades de negócios`, analisa Roberto Massinelli Jr., diretor de marketing do grupo.


BELEZA E QUALIDADE DE VIDA SOMAM PONTOS

A Korai Cosmética escolheu a ABF Franchising Expo para lançar seu processo de franquia da marca porque acredita muito no potencial da feira. Até o fechamento deste balanço, a empresa já tinha cadastrado mais de 200 pessoas interessadas em receber mais informações da franquia. `Agora vamos trabalhar o pós-feira para transformar em negócios os contatos que fizemos. Iniciar o processo de franquia da marca no evento certamente foi uma decisão bastante acertada`, comentou Vanessa Mayo, diretora da rede.

Para a Antídoto Cosméticos, a feira superou todas as expectativas. Segundo os diretores da empresa, a frequência de pessoas em busca de negócios na área de cosméticos foi muito maior que em 2008. A participação na feira faz parte da estratégia de expansão da marca e, para isso, a Antídoto criou um desconto de 10% no investimento inicial para a aquisição de um quiosque entre os negócios fechados durante o evento. Já no primeiro dia, o estande realizou 126 atendimentos ao público interessado em adquirir novas franquias da marca. `O que se percebeu, também, é que o público desta edição mostrou poder de investimento muito maior que o do ano passado, principalmente no segmento em que a empresa atua. A expectativa é de que 90% dos contatos feitos durante o evento sejam revertidos em novos negócios`, afirma Vera Lucia Lukesic, diretora da marca, que tem como meta crescimento de 30% em novas unidades até o final do ano.

O Emagrecentro recebeu cerca de mil visitantes e gerou 25 novos negócios. `A novidade do Emagrecentro durante a ABF Franchising Expo foi o modelo de academia popular, Emagrecentro Fitness. A perspectiva da marca é criar 100 novos pontos do novo modelo da franquia e 50 do Centro de Emagrecimento e Estética, diz Edson Ramuth, sócio-proprietário da empresa.

Os franqueadores master da Fitness Together escolheram a feira para o lançamento oficial da marca no Brasil. O principal objetivo era atingir o maior número possível de visitantes. Segundo Newton Calvalieri, um dos franqueadores master da Fitness Together, cada visitante passou ao menos 15 minutos dentro do estande. `Ficamos extremamente satisfeitos com a quantidade de pessoas que se interessou pelo negócio de franquias, mesmo diante de um período de crise econômica. Valeu o investimento e esforço que fizemos para lançar a marca durante a feira`, conclui.

O Grupo Franchising Ventures, composto pelas marcas Livraria Nobel, Café Donuts, Sapataria do Futuro, Costura do Futuro, Lavanderia do Futuro, Centro Britânico, Zastras Brinquedos, Nobex, Franquia Imóveis e Flórida Center, tiveram uma procura maior em seu estande, se comparado ao ano anterior. Segundo Sérgio Milano Benclowicz, diretor da Franchising Ventures, o espaço esteve lotado todos os dias da feira. `Realizamos muitos contatos comerciais interessantes que, com certeza, se transformarão em franqueados das marcas de nosso grupo.` Os principais atrativos do estande este ano ficaram por conta da Franquia Imóveis, primeira franquia imobiliária do País, setor que vem crescendo muito nos últimos anos, e do recente lançamento da primeira franquia de centros comerciais do País, Flórida Center. Com a participação no evento, a rolding prevê o crescimento de 15% em seus negócios.

As Ópticas Ipanema, com 30 anos de atuação no mercado varejista e dez lojas espalhadas pelas cidades de Campinas, Indaiatuba, Vinhedo, Jaguariúna e Itatiba, lançaram o seu sistema de franchising na feira da ABF. Até a tarde de sexta-feira (19), penúltimo dia da feira, foram mais de cem consultas de interessados em obter informações mais detalhadas sobre o seu modelo de franquia. A expectativa é de que cerca de 10% deste volume se reverta em negócios em curto prazo. Sílvio Ferreira, sócio-proprietário do grupo, diz que a feira superou todas as suas expectativas. `Fiquei realmente surpreso com a organização, número de visitantes, nível do público e abrangência da feira da ABF. Foi uma experiência enriquecedora e gratificante`, comemora.

Quem também comemora é a Sorridents Clínicas Odontológicas, maior rede de franquias de clínicas de odontologia do País. De acordo com Cleber Soares, vice-presidente da marca, a quantidade e a qualidade dos visitantes em 2009 foi surpreendente. `Os investidores que passaram pelo estande demonstraram conhecer mais detalhes sobre o nosso negócio e já entendem que não é necessário ser dentista para comandar uma clínica odontológica. As pessoas já sabem que basta contar com um especialista responsável técnico pela unidade`, diz o executivo. De acordo com Soares, participar do evento é uma excelente maneira de dar continuidade ao projeto de nacionalização da marca. O executivo revela que há uma série de reuniões já agendadas para os próximos dias em decorrência da participação na feira e a expectativa é de que bons contratos sejam fechados como resultado das ações realizadas durante o evento.

Devido ao crescimento do setor de franchising de acessórios pessoais e calçados neste último ano, a Barbara Strauss superou em 20% o atendimento aos interessados em abrir uma franquia e obteve crescimento de 50% de negócios fechados na exposição em relação ao ano passado.

Cerca de mil visitantes prestigiaram o estande da empresa do segmento de limpeza e conservação, SuperSan. `A expectativa é de que após o término do evento sejam gerados de 10 a 15 contratos para novos franqueados`, afirma Eric Stocker, presidente da marca.

A Contours que já participa da feira há cinco anos recebeu durante os quatro dias de feira uma média de 100 interessados, por dia, em conhecer a proposta de negócio. `O resultado da feira nos surpreendeu, tivemos número recorde de visitantes, portanto posso afirmar que o evento foi um sucesso para a Contours`, diz o franqueador master, Cassiano Ximenes.

CONSULTORIAS ESPECIALIZADAS COMEMORAM

As consultorias especializadas na formatação de redes também foram destaque durante a feira. Além de apresentar as novidades de seus clientes, em estandes que reuniram redes já conhecidas e outras novas, os especialistas receberam futuros empreendedores e empresários do ramo, em busca de auxilio e orientação em seus negócios.

Segundo Danilo Andreoli, da Dubnet, seu estande recebeu mais de 100 pessoas interessados em seus serviços e mais de 300 candidatos às franquias. O estande da Dubnet teve a participação das redes: Café Moinho, Korai Cosmética, Icrovix, Nina Fiori, Proclean e Space Box.

O amplo estande da Vecchi Ancona, 234 m² no total, foi bastante badalado. A consultoria foi responsável por 14 marcas, todas clientes: Grupo Ipanema, Miss Bella, Nicoboco, White Proteção e Segurança, Casa Santa Ifigênia, Empório Naka, Passion, Visual Mídia, Multicoisas, Moldura Minuto, Toulon, Fran`s Café e Spedini. Os consultores Paulo Ancona e Ana Vecchi ficaram contentes com sua primeira participação no evento. Os resultados foram positivos tanto para as redes coexpositoras quanto para a própria consultoria que no total registrou uma visitação superior a quatro mil pessoas, nos quatro dias do evento. `Cada cliente deverá fechar em torno de sete contratos pós-feira. O número de marcas próprias que querem adotar o modelo de franquia também foi surpreendente, agendamos em torno de 50 reuniões`, afirma o especialista.

A Bittencourt Consultoria, também responsável pela expansão de diversas marcas, abriu espaço para seus clientes: Minds Idiomas, Barbara Strauss, Espetinhos Mimi, Casa do Sorvete Jundiá, UZ Games e Companhia do Bordado. A empresa promoveu o lançamento do software Expansoft Franchising Facilities que tem como objetivo potencializar novos negócios. Outra novidade foi a joint venture com a espanhola Tormo & Associados, que pretende viabilizar a entrada de franqueadores europeus no Brasil.

INTERNACIONALIZAÇÃO

A ABF Franchising Expo teve uma forte presença de marcas estrangeiras. Oito redes americanas prospectaram investidores brasileiros e também se interessaram pela variedade dos segmentos do franchising nacional.

Cada rede americana agendou mais de 30 reuniões com potenciais investidores brasileiros interessados em ancorar a entrada das companhias no País. Entre as opções de negócio estiveram presentes quatro marcas de serviço (Molly Maid, Mr. Handyman, Crestcom, Signs Now) e quatro de alimentação (Papa John`s Pizza, Round Table Pizza, Quaker Steak & Lube e The Melting Pot).

As redes apresentaram diversas modalidades de negócio, incluindo franqueamento direto para master franqueado até parceria em forma de joint venture. Segundo Paulo Rodrigues, especialista em Desenvolvimento de Mercado do Departamento de Comércio dos Estados Unidos, os representantes regressarão ao seu país com a missão de avaliar as possibilidades de negócio com os interessados para desdobrar os contatos nos próximos meses. `Todas as marcas que participaram da ABF Franchising Expo estão decididas a expandir seus negócios no Brasil. Agora será uma questão de tempo para definir o melhor acordo`, afirma Rodrigues.

Além dos EUA, Canadá, Espanha, França, Peru e Uruguai foram algumas das nações representadas no evento.

RESPONSABILIDADE SOCIAL DURANTE A ABF FRANCHISING EXPO

Responsabilidade Social durante a ABF Franchising Expo

A Associação Franquia Solidária (Afras), braço social da ABF, conseguiu ter a gestão dos resíduos sólidos de forma muito mais organizada e profissional, resultando numa coleta seletiva 7,6 vezes mais eficientes, além da compensação do carbono emitido na montagem, funcionamento e desmontagem do evento.

Segundo a diretora executiva da Afras, Eleine Bélaváry, o bom resultado da coleta também se deu porque este ano conseguiram cobrir todas as áreas da feira e não somente a praça de alimentação. No total, foram mais de 7,5 toneladas de material reciclável que irá gerar uma renda de quase 3 mil reais para os cooperados que trabalham na Central de Triagem Capela do Socorro, em São Paulo

Outra iniciativa da Afras para a minimização dos passivos ambientais da feira, foi plantar 600 mudas de árvores nativas em Canarana, região do Xingu, no Mato Grosso, onde fica o Instituto Socioambiental, entidade parceira da ação.

(*) - De acordo com Eleine, algumas empresas como Bob`s, Casa do Pão de Queijo, O Boticário - através de seu franqueado Erik Cavalheri, Rei do Mate, Spoleto, Vivenda do Camarão, Yázigi Internexus e a consultoria de estratégia e gestão, Vecchi&Ancona, irão participar do projeto, e juntas, irão reunir um total de outras 2 mil mudas plantadas.

(*) - Outras adesões continuam acontecendo. Atualizações podem ser obtidas direto com a entidade.



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