Notícias

Franquias que estão na moda exigem cuidados especiais.




Empreendedores devem ter atenção com negócios que crescem rapidamente e podem ter problemas de estrutura.

O segredo do sucesso de uma franquia está no compartilhamento de práticas já testadas e aprovadas no mercado. Quando um empreendedor investe neste tipo de negócio ele já espera que o sucesso aconteça. Além disso, uma rede de franquias se estabelece sobre um diferencial sólido. Se o negócio não tem um fator muito atraente de diferenciação, manter-se no mercado é um desafio.

Por isso, empreendedores precisam ter cuidado redobrado ao investir em franquias ainda novas e que crescem muito rápido. Enquanto isso é sinal de aderência no mercado, também significa que o negócio pode estar pouco estruturado. Em um processo de crescimento rápido, toda decisão acarreta uma perda. A perda do crescimento rápido é a qualidade.

Ainda bem aquecido, o mercado de franquias cresce mais de 15% ao ano, nos últimos quatro anos. Segundo a Associação Brasileira de Franchising, em 2013, o faturamento do setor deve alcançar os 117 bilhões de reais. Em novas marcas, o crescimento deve ser de 8%. Hoje, mais de 2 mil marcas oferecem franquias de seus negócios.

Com mais opções, o futuro franqueado deve investigar a rede que pretende investir. Descobrir se o negócio é viável financeiramente e se os franqueados atuais estão satisfeitos com os resultados. Além disso, é preciso fazer uma avaliação do próprio negócio, principalmente no setor de serviços.

Entre as franquias que cresceram rapidamente estão as de reformas e de serviços de beleza, como manicure. Nos dois casos, o maior perigo é conquistar mão de obra qualificada e permanente. Com esse nível de desemprego baixíssimo, o franqueador precisa ter método diferencial para fazer a pessoa querer fazer parte do negócio.

Segundo os especialistas, nem tudo pode ser franquias. Sem um diferencial que valha o pagamento de royalties, o franqueado pode ter problemas. Ao crescer rápido, a rede pode deixar de prestar o apoio combinado, criando insatisfação e até prejuízos. Com um tipo de negócio altamente copiável, as franqueadoras estruturadas, com marketing forte e processos de treinamento, vão conseguir se posicionar e sobreviver no mercado. Sem grandes segredos, uma tecnologia ou marca, fica mais difícil se manter ativo no mercado e com bons resultados.

Entre os principais problemas do crescimento desestruturado está a falta de suporte no ponto de venda. Quando coisas básicas de uma franquia não acontecem, como logística e marketing, você não tem produtos para entregar e começa a ver e ouvir reclamações dos franqueados e ver que a produtividade e o faturamento vão caindo.

Fonte: Priscila Zuini, para exame.abril.com.br

Últimas Notícias:
• Os dez passos para abrir uma franquia..
• As franquias mais promissoras para 2014.
• Dicas para montar um quiosque de alimentação no shopping.
• Os 10 negócios que mais vão crescer em 2014.



:: Voltar
av. senador casemiro da rocha, 609 cj 51 • saúde • cep 04047-001 • são paulo • sp
fone: +55.11.2276.0048 | 11.2577.1115 | 11.4562.1116 | (oi dub): 11.96656-0048