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Os dez passos para abrir uma franquia.




Conheça todas as etapas do processo para se tornar um franqueado e aprenda a evitar problemas na hora de assinar os contratos.

Muitos brasileiros compartilham o mesmo sonho: ter o próprio negócio. E saiba que há vários caminhos para conseguir montar uma empresa e alcançar o sucesso. Dentre os mais diversos ramos de atividades empresariais que podem transformar a vida de um empreendedor, um deles vem crescendo cada vez mais aqui no Brasil: as franquias.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de franquias do Brasil encerrou o ano de 2010 com um crescimento de 20,4%, em relação a 2009. O estudo foi realizado com mais de 1.800 marcas de franquias atuantes no País.O setor (denominado também como franchising) é responsável hoje por mais de 777 mil empregos diretos gerados no Brasil. A seguir apresentamos uma sequência de ações - desde a ideia inicial até a inauguração da franquia - visando à segurança do empreendedor e o sucesso do negócio.


O cadastro:

Para começar, é preciso preencher uma ficha de cadastro, geralmente pela internet, para a marca avaliar o perfil do candidato. Ouvir muitas perguntas é um bom sinal — uma análise rigorosa reduz a chance de você não se adaptar à franquia.


O primeiro encontro:

Se a marca aprovar o perfil do interessado, vai chamá-lo para uma reunião. O candidato recebe, então, a COF (Circular de Oferta de Franquia), que tem todas as informações relevantes sobre a empresa, e uma minuta do contrato.

O que ler na Circular:• Balanços do franqueador dos últimos dois exercícios;
• Valores a serem pagos (como taxa de franquia, royalties e publicidade);
• Como é o treinamento e que suporte é oferecido;
• Se há obrigação de comprar só de fornecedores aprovados pela rede;
• Se existem pendências judiciais;
• Nome e telefone de franqueados e dos ex-franqueados que se desligaram há até 12 meses.

O que perguntar na reunião:
• Qual é a estrutura para fornecer os produtos e o suporte necessários para meu negócio?
• A marca tem um manual de operações para tirar dúvidas?
• Quanto tempo dura o treinamento e o que é abordado?
• O negócio é afetado pela sazonalidade? Se for, o que faz nos meses de pouco movimento?
• Quantas franquias a empresa pretende vender no ano e como vai crescer de modo sustentável?


Cliente por um dia:

Como os contatos dos franqueados de uma rede são fornecidos na Circular de Oferta de Franquia, escolha algumas unidades para visitar. Vá como se fosse cliente e observe como é o atendimento e o que dizem os consumidores.

Atenção!
10 dias é o prazo mínimo definido por lei para o candidato avaliar as informações da Circular de Oferta de Franquia. Antes disso, ele não deve pagar nenhuma TAXA ao franqueador.


Bate-papo com os franqueados:

Converse com ao menos três franqueados para saber como é o dia a dia da operação e como o franqueador se relaciona com eles.

O que perguntar ao franqueado:
• Quanto capital de giro é realmente necessário?
• O suporte dado pela franqueadora é satisfatório?
• Os fornecedores são bons? Entregam no prazo?
• Qual o faturamento da unidade?


O contrato:

Não dá para fechar negócio sem avaliar minuciosamente a minuta do contrato para saber como será a relação com o franqueador. Em geral, suas cláusulas são padronizadas e há pouca margem para mudar. Mas dá para negociar pontos, como a multa por invasão de território ou então um desconto no investimento inicial ou na taxa de royalties por ser o primeiro franqueado a aderir à rede.

A taxa de franquia deve ser paga no momento em que o contrato (ou pré contrato) for assinado.

Cronograma:
Após fechar o acordo, o franqueado recebe um cronograma com os próximos passos - se não dor fornecido, peça ao franqueador. Nele estarão os prazos para abrir uma empresa, reformar o ponto, contratar a equipe e implantar sistemas. O processo leva de 90 a 120 dias.

Leia com atenção!
• Suas responsabilidades com a marca;
• Como é o fornecimento de produtos;
• Ao sair da rede, por quanto tempo é proibido atuar no mesmo ramo?
• Como é feita a rescisão se o negócio não der certo;
• Possibilidade de vender a franquia.


A escolha do ponto:

Algumas redes ajudam o franqueado a encontrar o ponto; outras pedem para aprovar o local. Depois de achar um imóvel, em uma área de bom fluxo de pessoas, avalie se ele está em uma zona que permite que a empresa exerça suas atividades. Caso contrário, a empresa não conseguirá obter seu alvará de funcionamento na prefeitura.

A locação do imóvel:

Para evitar problemas, o ideal é fazer um acordo com prazo determinado, de preferência de ao menos cinco anos, duração da maioria dos contratos de franquia. Lojas de rua geralmente precisam de reforma, então negocie com o proprietário alguns descontos no aluguel pelas melhorias permanentes que serão feitas.

Antes de alugar um ponto em shopping center, cheque o valor das luvas — pagas no início da locação. Ele não costuma constar no investimento inicial estimado pela franqueadora.

Atenção!
• A renovação do contrato é prevista em lei para quem está em dia com as obrigações. Renove o acordo antes de o prazo terminar, para ter direito a essa continuidade;
• Insira uma cláusula de vigência; se o proprietário vender o imóvel, o novo dono será obrigado a respeitar o prazo definido no acordo de locação. Sem essa cláusula, ele poderá notificar o inquilino para sair em 90 dias.


A nova empresa:

Assinado o contrato, chega a hora de abrir uma empresa. Isso deve ser feito antes da inauguração da unidade, para cumprir obrigações fiscais e trabalhistas.


A volta às aulas:

O franqueado e a equipe passam pelo treinamento para aprender a conduzir os processos segundo os padrões da rede e, claro, tirar as últimas dúvidas antes da estreia. É importante ler o manual de operações antes para saber se seus pontos principais foram abordados na prática.


O dia da inauguração:

Com tudo pronto, chega, enfim, o dia de abrir a loja. Entregue-se ao negócio – e, sempre que precisar, conte com o suporte dos donos de outras unidades e do franqueador.

Atenção!
Quando a unidade começa a operar, o franqueado passa a pagar taxas mensais de royalties (pelo direito de uso da marca e do sistema) e de publicidade.


Fonte: revistapegn.globo.com/Franquias


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