Notícias

As franquias mais promissoras para 2014.




Vejam os setores que devem estar mais aquecidos no mercado de franchising neste novo ano.

O setor de franquias tem crescimento garantido em 2014, segundo os especialistas da área. Depois de apresentar um resultado expressivo nos últimos anos, sempre com dois dígitos, a Copa do Mundo e as Olímpiadas sediadas no Brasil ainda animam o mercado.

O mercado de franquias vem crescendo acima de 10% nos últimos oito anos, e isto vai se repetir em 2013 e também em 2014, ainda embalado pela estabilidade da economia e pelos investimentos de final de Governo e do Mundial. Beto Filho, presidente da ABF-Rio, reforça a posição otimista. “Esse mercado tem evolução garantida por, no mínimo, mais dez anos”, diz. O crescimento deve ser impulsionado ainda pela classe C e pelas inaugurações de novos shoppings.

Microfranquias
Representando quase 5% do mercado, as microfranquias, negócios com investimento inicial de até 80 mil reais, devem manter a rota de crescimento no próximo ano. As microfranquias de serviços domiciliares, domésticos e de manutenção devem continuar crescendo. Elas vêm contribuindo para organizar alguns setores que até então ainda estavam nas mãos de profissionais autônomos.

Hotelaria
Com faturamento de mais de 5 bilhões no ano passado, o mercado de franquias de hotéis tem 36 redes e quase 2 mil unidades, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). As franquias de hotéis deverão ter crescimento expressivo, em função também das Olimpíadas de 2016. O aumento da massa salarial e o crescimento da nova classe média estão entre os principais fatores que influenciaram o desempenho do setor

Pet
Com mais gente interessada em cuidados especiais para animais de estimação e ainda poucas redes de franquias nesta área, os especialistas consideram este tipo de negócio bastante promissor. Com destaque para as clínicas especializadas, passeios com os animais, banho, tosa e venda de produtos

Alimentação
Tradicionalmente, o setor de alimentação é um dos que mais crescem e lucram com franquias. Hoje, mais de 500 redes oferecem oportunidades de negócio e já somam mais de 16 mil unidades. O faturamento, em 2012, foi de 20 bilhões de reais.

Beleza
Com alto faturamento, esse setor ainda tem várias áreas e tipos de negócios pouco explorados. Tratamentos não evasivos, clínicas focadas no público masculino e nutrição são alguns exemplos. Há algum tempo os homens vêm se cuidando mais, estão também preocupados com a sua beleza, cuidando mais da pele, corpo e cabelo. Os negócios desse tipo tendem a aumentar. Negócios promissores também são aqueles ligados à orientação nutricional e serviço de comidas preparadas, seguindo um padrão de dieta recomendado.

Saúde
Além da beleza, franquias do setor de saúde também devem se expandir em 2014. Produtos e serviços que eram considerados no passado como um cuidado a mais com a saúde se tornarão acessíveis e passarão a ser necessários, como vitaminas, acupuntura, cirurgia a lazer, massagens e cosméticos.

Serviços
Com as microfranquias, os serviços passaram a ser mais acessíveis a novos franqueados. Hoje, 250 redes oferecem oportunidades de negócios nesta linha. O setor de serviços vai manter a força, principalmente os serviços voltados para o lar.

A profissionalização crescente também influencia este crescimento. Em mercados mais maduros, há uma infinidade de opções dos mais diversos tipos de franquias, desde empresas especializadas em limpeza e conservação de piscinas até empresas que organizam encontros para estimular o networking entre pessoas com objetivos em comum.

Publicidade online
Depois dos negócios de publicidade em embalagens, as franquias de publicidade online podem ter em 2014 um ano bastante promissor. Negócios ligados a publicidade via internet estão crescendo muito e já caminham para o franchising, principalmente aqueles que ajudam os empresários a obterem o máximo de vantagens das redes sociais e ferramentas digitais.

Qualidade de vida
Além da saúde e da beleza, todos os cuidados para melhorar a qualidade de vida, especialmente na terceira idade, devem crescer em 2014. A população está envelhecendo e os negócios ligados a cuidados de idosos estão entre os mais promissores. Clínicas especializadas e lojas de produtos saudáveis e complementos alimentares começam a se estruturar em rede já.

Fonte: exame.abril.com.br

Últimas Notícias:
• Dicas para montar um quiosque de alimentação no shopping.
• Os 10 negócios que mais vão crescer em 2014.
• Setor de franquias deve crescer 14% e faturar R$ 117 bilhões.
• Sestini chega ao varejo com franquias.

:: Voltar

av. senador casemiro da rocha, 609 cj 51 • saúde • cep 04047-001 • são paulo • sp
fone: +55.11.2276.0048 | 11.2577.1115 | 11.4562.1116 | (oi dub): 11.96656-0048