Notícias

Coxinha Du Chef quer ganhar mercado com minisalgados servidos no cone e espera abrir 100 unidades em 2014.





Opção para um lanche rápido, os salgadinhos fritos ou assados são atualmente as apostas de três redes de franquia, que esperam lucrar alto com o gosto do brasileiro pelas coxinhas, bolinhas de queijo e bolinhos de bacalhau. A Coxinha Du Chef é a mais recente aposta nesse segmento. Especializada em minicoxinhas doces e salgadas, servidas em um cone, a marca tem três lojas próprias em São Paulo e começa agora sua expansão por meio de franquias.
A marca foi criada por três amigos: Rodrigo Sampaio Mendes, Renato Iarussi e Roberto Minelli. Os dois primeiros empresários tinham um restaurante, mas queriam um negócio com apelo mais popular e, por isso, ganharam a ajuda de Minelli. “Dentro da tendência de lojas com um único produto, pensamos na coxinha, que é culturalmente conhecida pelo brasileiro”, conta Mendes.

O diferencial da rede é a praticidade. “São servidas 12 minicoxinhas em um cone para o cliente não perder tempo e sair comendo pelo caminho”, disse Mendes. Os sabores passam pelo tradicional frango, mas há uma versão de bife à parmegiana. Os empreendedores também criaram a coxinha doce, de brigadeiro ou doce de leite, feita com uma massa mais adocicada inspirada nos churros.

O investimento para formatar a franquia, abrir a fábrica e três lojas chega a R$ 1,5 milhão. A expectativa do trio é abrir mais duas unidades próprias e três franquias ainda em 2013 para fechar o ano com faturamento de R$ 1 milhão. O crescimento será acelerado no ano que vem e a meta é inaugurar 100 novas lojas. Abrir uma unidade da Coxinha Du Chef custa R$ 110 mil, com faturamento médio mensal estimado de R$ 40 mil e lucratividade de 15%.

A rede Salgados do Brasil também aposta em um cardápio mais variado, que inclui sabores especiais como camarão com Catupiry. A marca nasceu com atuação no delivery, mas passou por uma reformulação e trabalha atualmente a instalação de lojas e quiosques, que podem ou não fazer entregas.

A rede conta com três unidades e quer dobrar esse número ainda em 2013. Para 2014, o proprietário da franquia, Edson Braga, espera inaugurar mais 20 pontos. O investimento inicial para uma loja pode chegar a R$ 290 mil. Já para o quiosque, o interessado precisa desembolsar até R$ 160 mil.

Grandes redes como o Habib’s também enxergaram o potencial desse mercado. O grupo tem a marca Box 30, que pretende ganhar espaço dentro do conceito de refeições rápidas. Inicialmente, o Box 30 vendia basicamente salgados.

Atualmente, o cardápio foi ampliado e contempla massas e saladas. “Percebemos uma boa fatia de clientes no horário do almoço e resolvemos explorar essa situação. Agora temos opções desde o café da manhã até refeições rápidas”, afirma a gerente de franquias do Grupo Habib’s, Aurelisa Pereira. A rede conta com dez unidades e espera assinar entre dois e quatro contratos ainda este ano. O investimento inicial não será inferior a R$ 350 mil.

Análise. De acordo com o diretor da consultoria Francap, André Friedheim, por se tratar de produto com custo unitário baixo, as franquias da área precisam escolher bem o ponto de instalação, que precisa estar em um local com grande fluxo de pessoas o dia todo. “É preciso ter muito giro, um alto volume de vendas para sustentar a operação”, pontua.

O consultor não vê a tendência da alimentação saudável como impeditivo. “É uma tendência, mas nos dias de hoje é mais na teoria do que na prática. No futuro, as pessoas vão se preocupar mais e pode ser uma ameaça”, afirma.

:: Confira o valor do investimento para abrir uma franquia ::

Coxinha Du Chef
Investimento total (com Taxa de franquia): R$ 110 mil
Taxa de Franquia: R$ 30 mil
Taxa de Royalties: 5% sobre o faturamento bruto
Taxa de Propaganda: 2% sobre o faturamento bruto
Capital de Giro: R$ 20 mil
Número de funcionários: 3 a 4
Faturamento médio mensal: R$ 40 mil
Lucratividade: 15%
Prazo do retorno do investimento: 18 meses
Tempo de contrato: 5 anos
www.coxinhaduchef.com.br


Fonte:www.pme.estadao.com.br

Últimas Notícias:
• Por que o McDonalds tomou o caminho da roça.
• 12 novas opções de franquias no mercado.
• Franquias precisarão ter um ano no mercado antes de vender unidades.

:: Voltar

av. senador casemiro da rocha, 609 cj 51 • saúde • cep 04047-001 • são paulo • sp
fone: +55.11.2276.0048 | 11.2577.1115 | 11.4562.1116 | (oi dub): 11.96656-0048