Notícias

Setor de turismo registrou o maior crescimento em franquias em 2012.




Redes tiveram alta de 97,8% no mercado de franchising, que faturou R$ 103 bilhões no ano passado.

O mercado de franquias no Brasil comemorou, mais uma vez, um crescimento acima do esperado. Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento faturou R$ 103 bilhões – um aumento de 16,2% na comparação entre o ano passado e 2011.

O setor de hotelaria e turismo registrou a maior alta, com 97,8%. “Esse alto crescimento é explicado pela entrada de um número maior de agências nesse setor, principalmente as de intercâmbio”, afirma Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF. “Há também a entrada de grandes redes de hotelaria e marcas estrangeiras, cuja demanda aumenta ainda mais com a proximidade dos eventos esportivos que serão sediados no país.” Outros setores que comemoraram bons resultados foram o de limpeza e conservação (44,5%) e informática e eletrônicos (32,5%). O crescimento do setor de limpeza foi puxado principalmente pelas redes de lavanderias, enquanto a alta dos eletrônicos foi empurrada pela entrada de grandes marcas, como Samsung e Oi.

O franchising brasileiro também gerou, em 2012, 103 mil novos empregos diretos (crescimento de 12,3%), alcançou a marca de 2.426 redes (crescimento de 19,4%) e 104.543 mil unidades (alta de 12%). A expectativa para 2013 é um crescimento de 16% em faturamento, 9% em novas marcas e 10% em novos pontos. Atualmente, as franquias representam 2,3% do PIB nacional.

As microfranquias
Enquadradas como oportunidades que exigem investimento inicial de até R$ 50 mil e com faturamento mensal máximo de R$ 30 mil, as microfranquias apresentaram um crescimento significativo em faturamento. Elas tiveram uma alta de 22% em comparação a 2011, chegando a R$ 4,5 bilhões.

O número dessas redes passou de 336 para 368 e um total de 13.352 unidades. Camargo lembra, porém, que esse modelo não deve ser alternativa para o oferecimento de serviços de baixa qualidade. “O investimento pode ser inferior, mas isso não significa que a rede pode vender qualquer coisa”, afirma. “As microfranquias têm uma grande potencial para suprir carências do mercado profissional.”

Mercados externo e interno
As franquias brasileiras estão presentes em 53 países, com 112 redes, enquanto 168 marcas estrangeiras já estabeleceram raízes aqui. Para Camargo, a grande expansão deve ser para o interior dos estados, que ainda oferecem grande potencial para abertura de novas unidades. Por enquanto, as franquias só estão presentes em 38% dos municípios brasileiros.

Fonte: revistapegn.globo.com

Últimas Notícias:
• Balanço da ABF revela que o setor cresceu 16,2% em 2012.
• Serviço de festas em ônibus vira franquia.
• Pequenas empresas de SP crescem em 2012.
• Dicas para você vender sua primeira franquia.



:: Voltar
av. senador casemiro da rocha, 609 cj 51 • saúde • cep 04047-001 • são paulo • sp
fone: +55.11.2276.0048 | 11.2577.1115 | 11.4562.1116 | (oi dub): 11.96656-0048