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As 15 empresas mais inovadoras do mundo.




Integração de plataforma digital com cotidiano do usuário é destaque entre as 15 mais inovadoras segundo a Fast Company.

Quanto mais tecnologia melhor. Anualmente, a Fast Company elege as empresas mais inovadoras do mercado mundial. Em 2013, ganharam espaço aquelas que facilitaram o cotidiano dos seus consumidores com plataformas de alta tecnologia.

São considerados fatores como velocidade da evolução, aprimoramento constante e ambição da proposta. Neste ano, as ideias inovadoras cruzam diversas indústrias e mostram que as plataformas sociais são definitivas. Entre as cinquenta melhores neste quesito, há apenas uma brasileira, a paulista Enalta.

Mas uma surpresa: as gigantes do Vale do Silício não aparecem nem mesmo entre as 10 primeiras colocadas em inovação – o Google é o primeiro a aparecer no ranking, na 11ª posição. O Tumblr é o último colocado. Facebook e Twitter sequer aparecem. Segundo a equipe da Fast Company, nenhum dos dois apresentaram inovações que apresentassem impacto significativo em seu mercado ao longo de 2012.

Nike – Antecipar tendências:
Em 2012, a Nike procurou adiantar ao mercado o futuro dos produtos esportivos. Exemplo disso é o Flyknit, uma espécie tênis conceito para os maratonistas que promete conforto similar ao que uma meia oferece. A pulseira FuelBand é outro exemplo. Ela monitora suas atividades físicas, mostra a quantidade de calorias gastas e sincroniza estes dados com um aplicativo, que monitora sua evolução e compartilha seus avanços com seus amigos pela internet – dá até para disputar com os colegas que também tenham o “brinquedinho”.

Os dois produtos lançados em 2012 mostram que a aposta tem de ser alta para romper com os modelos e realmente inovar. Foram quatro anos de pesquisa para a criação do Flyknit. Em dezembro, a Nike se juntou à TechStars para estimular pessoas a construir aplicativos para a plataforma digital da Nike.

Amazon – Logística no centro das atenções:
A corrida contra o tempo é o principal combustível da Amazon para liderar o seu mercado. A estrutura logística foi a principal preocupação da empresa, que começou o ano reduzindo para 20 minutos o tempo de processamento dos pedidos.

Os serviços de entrega no mesmo dia do pedido para algumas áreas dos Estados Unidos provocou um reboliço no mercado: Google, eBay e Walmart começaram seus programas pilotos para um serviço de entregas semelhante.
O serviço gerou até uma piadinha bem humorada: Amazon Yesterday Shipping – Seu produto entregue um dia antes de você pedir. Era só o que faltava, não?

Square – Reinvenção da pendura:
O objetivo é simples: habilitar o cartão de crédito para transações financeiras via celular. A estratégia para chegar lá foi lembrar da boa e velha conta pendurada: bastaria falar seu nome para que a transação fosse efetivada. Bingo.

Em agosto do ano passado toda a rede do Starbucks nos Estados Unidos passou a aceitar o Pay with Square. O cliente informa seu nome, o sistema de GPS total da Square envia a informação de registro do usuário e o operador caixa efetiva a venda. Quanto menos papel, melhor. Pelo menos para a Square.

Splunk – Pesquisas de mercado em tempo real:
E se todos os cliques na internet, posts no Facebook e frases no Twitter pudessem render mais informações sobre o seu cliente e pesquisas de mercado para o seu negócio? Nos Estados Unidos, a gestão desses dados é uma oportunidade de negócio. É exatamente isso que faz a Splunk – gestão da chamada Big Data, com um grande diferencial: a entrega é em tempo real. Segundo a consultoria IDC, a empresa que hoje vale US$ 3 bilhões deve passar a um valor de mercado de US$ 16,9 bilhões.

Fab – Agradar aos olhos:
Foi-se o tempo em que produtos com design moderninho era privilégio das páginas de revistas especializadas em decoração, desfiles de moda ou eventos de arquitetura. Atualmente, é a Fab que leva essas peças com visual nada convencional à casa de consumidores americanos e canadenses.

De bolsas femininas a cadeiras de praia, o site oferece uma infinidade de produtos com um único ponto em comum: o design caprichado e a função e enfeitar a vida de seus compradores.

Uber – Motorista delivery:
Pelo celular você pode solicitar o seu motorista particular. Basta uma meia dúzia de toques no aplicativo do Uber e pronto: na hora marcada seu carro e seu motorista estarão à disposição no lugar marcado. Pode ser um táxi, um veículo pequeno, um daqueles carros pretos imponentes ou um utilitário – você que escolhe.

As tarifas também variam conforme veículo e conforme contratação: podem ser fixas para alguns destinos ou por rodagem. O serviço da Uber está disponível entre a Golden Gate e o Vale do Silício. Modelo de negócio bem peculiar à região em que atua.

Sproxil – Segurança em saúde:
A proposta inicial, que era garantir a autenticidade de produtos orgânicos, não funcionou. A Sproxil só deslanchou ao aplicar a sua tecnologia de verificação de código à indústria farmacêutica. A sensibilidade da temática da saúde gerou um milhão de acessos à sua plataforma nos dois primeiros anos de aplicação nesse mercado.

As embalagens de remédios passaram a vir com um selo de autenticidade que, uma vez raspado, exibe um código que pode ser conferido pelo celular.

A rede internacional órgãos de defesa da propriedade intelectual agradece: segundo a rede, aproximadamente 700 mil pessoas morrem por ano graças a remédios falsificados contra malária e tuberculose. Hoje a empresa americana tem sedes em Gana, Quênia, Nigéria e Índia.

Pinterest – O fetiche da imagem:
Se em 2011 o Pinterest foi intitulado site de scrapbooking que cresceu mais rápido na história da internet, foi apenas um passo adiante chegar aos 50 sites mais visitados da rede em 2012. O retorno em ganhos de imagem é praticamente o dobro para cada imagem ou vídeo “alfinetado” em comparação com os posts no Facebook ou no Twitter, segundo informações da Fast Company.

Safaricom – Tecnologia para saúde:
A gigante de telecomunicações queniana acertou em cheio em um dos pontos mais sensíveis da população local: a saúde. A Safaricom empresa lançou no fim de 2011 o Daktari 1525, um serviço de atendimento telefônico 24 horas que conecta cidadãos a médicos por preços populares – aproximadamente R$ 0,45 por minuto.

O serviço oferece informações de saúde, indicações para especialistas, normas de primeiros socorros, orientações para uso adequado de medicamento e até aciona serviços de emergência se necessário.

Target – Experiência intimista:
Oferecer uma experiência de consumo com preço baixo todos os dias era a meta de George Draper Dayton, que fundou a primeira loja nos em Minesota, nos Estados Unidos. A inovação veio no formato da City Target, em versão reduzida, adequada às grandes cidades – as lojas Target convencionais eram conhecidas pelo termo big boxes, assemelhando-se a grandes caixas.

As lojas oferecem rede de internet WiFi gratuita e QR Codes em produtos específicos, de forma a motivar o consumidor a comparar e buscar mais informações dos produtos que deseja.

Google - Velocidade:
Um tipo diferente de Internet. É assim que o Google intitula o Google Fiber, sua grande inovação de 2012 que rendeu o 11º lugar entre as empresas mais inovadoras do mundo.

A gigante de tecnologia oferece, via fibra ótica, uma conexão 100 vezes mais rápida que o que vem sendo utilizado nos Estados Unidos. De brinde, um terabyte disponível para armazenamento de dados no Google Drive. O serviço esta disponível apenas em Kansas City, por enquanto.

AirBNB – Experiências únicas:
A proposta da AirBNB é conduzir seus usuários a viagens com experiências únicas de hospedagem. Fazem isso sem precisar investir um só dólar em hotéis, resorts ou pousadas requintadas.

Os proprietários de iglus na Áustria até o quarto de hóspedes em um apartamento em São Paulo – disponibilizam seus imóveis para pessoas de todo mundo que buscam hospedagem. O crescimento foi acelerado. Somente em 4 de agosto de 2012, 60 mil pessoas fizeram reservas.

Apple – Apelo visual:
A precisão das telas com tecnologia de retina da Apple é o grande elemento inovador da empresa em 2012. A tecnologia já patenteada migrou do iPad para os MacBooks e deu o maior trabalho para as equipes de design de sites e aplicativos: todas as imagens precisaram ser readequadas ao nível de resolução oferecido pelos produtos da Apple.

Coca-Cola – Compartilhando o prazer:
A televisão já foi o grande alvo de marketing da Coca-cola. Agora, as equipes dedicam esforços a produzir conteúdos compartilháveis pelos próprios usuários – o que gerou um aumento de 5% no vendas da empresa. A estratégia foi apelar para os novos valores pregados – e muito compartilhados - pela sociedade digital: gentileza, o visual vintage e premiação da criatividade. Em 2012 a empresa convidou Jonathan Mak Long, estudante de Hong Kong, de 20 anos, para elaborar um cartaz para a marca. Ele havia chamado a atenção pelo tributo a Steve Jobs que elaborou na ocasião da morte do executivo.

Pig Newton – Artes e negócios:
Tudo começou no final de 2011, quando o comediante, ator e diretor Louis C.K., dono da produtora Pig Newton, passou a vender programas especiais de seus shows por US$ 5 pela internet. Após vender centenas de cópias, o especial Louie foi vendido ao FX. Esse modelo foi repetido por diversos artistas, inclusive pelo próprio que, neste ano, vendeu seu programa para a HBO – mas o fãs receberão primeiro, por apenas US$ 5.

Só uma brasileira está entre as 50 empresas mais inovadoras:
Para a Fast Company eleger as 50 empresas mais inovadoras no mundo, são considerados fatores como velocidade da evolução, aprimoramento constante e ambição da proposta.
Neste ano, as ideias inovadoras cruzam diversas indústrias e mostram que as plataformas automáticas e sociais são definitivas.

Única brasileira no ranking, a Enalta, sediada em São Carlos (SP), atua na área de automação agrícola. Seu maior processo inovador em 2012 nasceu a partir de duas safras ruins de cana de açúcar. A empresa desenvolveu sensores e um software de GPS que monitora o plantio e a irrigação por comando de voz, promovendo uma melhor colheita aos fazendeiros. A expectativa da empresa é de um salto de US$ 7 milhões nas vendas deste ano.

Com apenas um ano de desenvolvimento, a empresa começou a oferecer os primeiros sistemas de gerenciamento de pulverização para usinas do setor sucroalcooleiro.

Fonte: exame.abril.com.br

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