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Regendo a expansão da rede.




O sistema de franquias é um dos modelos mais efetivos que as empresas do Brasil encontraram para expandir seus negócios.

Aumentar a capilaridade e a competitividade usando cada vez menos recursos próprios são os principais atrativos para se criar uma rede atualmente. A perspectiva da ABF (Associação Brasileira de Franchising) é que o mercado de franquias cresça 15% e supere R$100 bilhões em 2012, impulsionado pela entrada de novas indústrias no setor e o crescimento da economia brasileira. Com apenas 90 mil lojas franqueadas existentes no país hoje, os empresários sabem que ainda há muitos territórios a serem explorados.

Sendo assim, as equipes de expansão trabalham a todo vapor, em um processo complexo que envolve: o mapeamento de mercado (escolha dos pontos comerciais, perfil do consumidor, perfil da cidade, concorrência, etc.) e gerenciamento dos candidatos dispostos a investir seu capital em uma determinada franquia. Com isso, muitas atividades e rotinas de trabalho são geradas, criando também um grande fluxo de informações.

E é neste ponto que o Maestro, sistema que apoia o processo de expansão de redes de franquias, faz toda a diferença. Concentrando em um só lugar todas as informações sobre os candidatos, pontos comerciais e unidades, ele permite não só gerenciar as responsabilidades e atividades de cada pessoa, como também planejar a expansão.

Mas como este sistema funciona na prática?
Nas empresas que trabalham sem um sistema integrado, as informações ficam dispersas em planilhas de Excel, formulários, documentos, caixas de e-mail e até mesmo blocos de anotação, consumindo muito tempo da equipe que tem que localizar e consolidar tudo isso e ainda interagir com o futuro franqueado.

No Maestro, é possível consolidar tudo o que a empresa precisa saber sobre os candidatos em um banco de dados, que fornece informações para apoiar decisões a cada etapa da expansão. Além disso, o software agenda automaticamente as atividades que devem ser realizadas pela equipe e permite o envio de e-mails sem sair da ferramenta, possibilitando que todos os potenciais clientes sejam atendidos no menor tempo. “O envio de e-mail automático agiliza muito nosso trabalho.”– comenta Guilherme Scarano da Mr. Kitsch, usuário do sistema.

Em um mercado tão competitivo, no qual um único investidor é disputado por diversas redes, a proposta do Maestro é: acelerar as respostas – colocando a empresa a frente dos concorrentes – e tornar possível que a equipe tenha mais tempo para se relacionar com os candidatos de alta prioridade e fechar mais negócios. "A vantagem do processo automatizado pelo sistema é termos controle completo dos candidatos e ainda atendê-los nos prazos programados.” – aponta Aline Cristine da Dpil Brasil. Com o crescimento do setor de franquias, outro grande desafio enfrentado pelas redes tem sido planejar a expansão e encontrar os pontos comerciais adequados para a implantação das unidades.

Acompanhando essa demanda, a AccessPro, empresa idealizadora do Maestro, implantou em seu sistema algumas bases de dados para apoiar também este processo: a de cidades do IBGE com os dados de PIB e população; uma base de controle de shopping centers; e outra de CEPs, para agilizar e padronizar o cadastro.

Estas informações permitem uma seleção preliminar das cidades que serão os alvos prioritários da campanha de expansão e são determinantes para se estabelecer um plano efetivo. E mais, como o software importa os dados gerados pelo site da franquia e dos principais portais, a identificação dos candidatos prioritários é automática. “Um diferencial do Maestro é que ele está sempre em constante evolução. A equipe da AccessPro está sempre antenada ao que acontece no mercado.” – elogia Tatiana Jarra da Contém1g.

Outro ponto que chama bastante atenção é o conjunto de ferramentas de gestão, são diversos relatórios analíticos e estudos gerenciais que oferecem uma visão total do processo. E a partir destes dados, o software cria apresentações em PowerPoint automaticamente, facilitando ainda mais o trabalho do gestor. “O Maestro tem valor estratégico para nossa operação de expansão, agilizando o trabalho dos consultores e facilitando a prestação de contas aos nossos clientes.” – avalia Lilian Esteves da consultoria Fábrica3.

Comercializado no modelo SAAS (software as a service), o sistema não exige altos investimentos em infraestrutura, podendo ser acessado via internet de qualquer lugar, através da tecnologia cloud computing (computação em nuvem) ou ainda ser implantado na rede local, integrado com documentos e aplicativos desktop.

O diferencial, no entanto é que, além de contar com o aval de clientes como a Francap, Chili Beans, CCAA, Multicoisas, Laser Star, Prepara Cursos e mais de 40 empresas que utilizam o Maestro, a AccessPro, ao longo de seus 18 anos de experiência no setor, vem aperfeiçoando continuamente o sistema, considerado pelo mercado como o mais avançado em termos de expansão de redes de franquia.

Este know-how faz do Maestro muito mais que um software de centralização de dados e automatização de tarefas; ele permite que a gestão tenha informações-chave para reger todos os passos do processo de expansão, tendo uma visão clara de onde e por que investir. E o principal, possibilita que a equipe tenha mais tempo para se dedicar ao que realmente importa: relacionar-se com os futuros franqueados e trazer novos negócios para a empresa.


Fonte: M&M Comunicações.

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