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Franchising e governança corporativa.




"O termo Governança Corporativa foi criado no início da década de 1990, para definir as regras que regem o Relacionamento dentro de uma companhia dos interesses de acionistas controladores, acionistas minoritários e administradores. Esse instituto é relativamente novo no Brasil”.

Considerando o objetivo de definição de regras para relacionamento entre os "stakeholders" (elementos essenciais ao planejamento estratégico de negócios), podem existir um paralelo traçado com algumas características inerentes ao sistema de franchising, como por exemplo:

• Exige-se que se publique o histórico do franqueador e empresas coligadas;
• Exige-se que se publique o balanço dos últimos dois anos da franqueadora;
• Exige-se que se publique a relação dos franqueados desligados no mínimo nos últimos 12 meses;
• Exige-se que sejam listadas as pendências judiciais que envolvam o negócio franqueado;
• Exige-se que o candidato a franquia tenha acesso a todas estas informações com antecedência mínima de um decêndio.

O termo Governança Corporativa foi criado no início da década de 1990 nos países desenvolvidos, mais especificamente nos Estados Unidos e na Alemanha, para definir as regras que regem o Relacionamento dentro de uma companhia dos interesses de acionistas controladores, acionistas minoritários e administradores. Esse instituto é relativamente novo no Brasil.

É ainda um sistema onde é comum a realização de reuniões periódicas (convenções) com o grupo de franqueados. Nas franqueadoras que se utilizam do fundo de propaganda é prática comum sua prestação de contas anual. Neste sentido, o sistema de franquias se adianta ao que já é diferencial competitivo nas organizações e em breve será comum, implementando ainda que não de maneira sistematizada para a governança corporativa, mas em sua direção ações que trazem a transparência e clareza do negócio.

Já existem inclusive franqueadoras que mesmo não sendo de capital aberto, contam com Conselhos de Administração, o que é outro ponto extremamente positivo. Natural que com o crescimento do sistema surjam diversas situações, o que faz que por si, a existência das informações acima, não garanta a idoneidade da empresa ou do franqueador, sendo necessário o franqueado pesquisar e aprofundar-se nas informações recebidas.

Fonte: Arlan Roque para: www.administradores.com.br

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