Notícias

Convenções Anuais.




As convenções anuais em redes de franquias, em boa parte dos casos acontecem em momentos que marcam o final e início de ciclos, de acordo com o segmento em que cada franqueador atua. Este é um momento relevante, com várias implicações que poderão ser muito positivas para o negócio.

Este é um momento relevante, com várias implicações que poderão ser muito positivas para o negócio. O primeiro recado ao franqueador é: não tenha receio de realizar sua convenção anual de franqueados. Alguns donos ou presidentes de redes franqueadoras, ainda tem medo de reunir seus franqueados, de permitir que haja interação entre eles, que conversem sobre situações e problemas comuns. Ora, é um grande equívoco acreditar que no dia a dia os franqueados já não se conversem, afinal com a tecnologia e velocidade de comunicação em dias atuais, uma visita de consultor de campo mal conduzida em uma unidade franqueada no extremo Sul do país às 08:00, poderá no mesmo dia, minutos depois ter sido noticiada ao franqueado do extremo Norte, e talvez até com imagens! Entendo que o franqueador deve inclusive estimular a comunicação entre seus franqueados, orientando-os a atuação de forma construtiva e colaborativa com a rede.

Outro recado importante, agora ao franqueado é: compareça a convenção anual de sua rede. Existem redes que fazem da presença na convenção ato obrigatório, pois entendem que evento de tal importância precisa contar com a presença de quem faz o negócio acontecer, e desta forma até conseguem adesão significativa, mas este não é o caminho. É algo como comparecer a um workshop ou mesmo uma festa de forma obrigatória. Observe a expressão das pessoas!

A convenção anual é um momento de interação entre franqueados, entre equipe da franqueadora e franqueados de diversas regiões e acima de tudo, um momento onde o franqueado tem acesso mais próximo ao franqueador, coisa que no dia a dia, até pode acontecer, mas de forma muito mais impessoal. Para que seja possível a realização desta interação, o franqueador deve organizar o evento de forma que haja tempo para isso, ou seja, uma convenção realizada em um único dia, não permite que as pessoas tenham contato entre si, afinal, passarão por recepção, evento e despedida ao final dia. Fica algo muito compacto, meio que "olha, o recado é esse" e isso não é interessante, assim, organize a convenção de forma que possua pelo menos dois dias de evento, considerando, espaço para um jantar ou churrasco; uma happy hour ou algo parecido, mas que permita as pessoas sentirem-se em um ambiente confortável.

Preocupe-se com a abertura do evento de forma que ocorra de forma positiva, otimista, não tenha receio de ser direto (mas carismático) no sentido de comunicar que é um evento para conversar, informar, mas de "peito aberto", desarmado, isso ameniza o ambiente. A recepção dos seus franqueados, antes de adentrarem ao auditório ou salão do evento, também merecem atenção especial, a equipe que recepcionará os franqueados, preferencialmente a equipe da própria franqueadora, deverá recebê-los com sorrisos sinceros, pois sorrisos falsos, não são difíceis de serem percebidos.

Outro ponto interessante é o palestrante que irá convidar e o tema abordado. É comum a apresentação de palestras motivacionais em convenções de redes de franquia, mas antes, perceba o momento que vive sua rede. Será que uma palestra motivacional é mais útil que uma palestra sobre o mercado e o segmento onde você atua? Será que uma palestra sobre um case não é mais interessante que uma palestra motivacional? Se no momento você está vivendo dificuldades em implantar seu fundo ou taxa de propaganda, uma palestra que demonstre a importância e resultados disso não é interessante? Há ainda algo a se pensar: normalmente os franqueados gostam muito de ouvir palestras de donos de outras redes ou de franqueados de outras redes, pois passam a perceber que existem problemas e soluções que são comuns em negócios de rede, independente do segmento de atuação.

Inclua em sua convenção, premiação aos seus franqueados. Isso é muito importante, pois destaca pessoas que tiveram diferenciais positivos no último ano.

Veja que a convenção anual, além de necessária e importante, vai além de apresentar resultados e planos para o futuro, que sem dúvida, são imprescindíveis.

Fonte: Arlan Roque para: www.administradores.com.br

Últimas Notícias:
• Franquias como opção de investimento.
• 11 franquias que o 13º salário pode ajudar a comprar.
• Brasil, o 3º em franquias.
• Uma boa opção para começar.



:: Voltar
av. senador casemiro da rocha, 609 cj 51 • saúde • cep 04047-001 • são paulo • sp
fone: +55.11.2276.0048 | 11.2577.1115 | 11.4562.1116 | (oi dub): 11.96656-0048