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Métricas de Desempenho e Performance.




Alguns pontos que acercam a necessidade e a importância de gerenciamento de performance para um consultor de campo.

O conhecido consultor, professor universitário, estatístico e revolucionário contribuinte do Japão após a segunda guerra em inovação e produtividade, William Deming, dizia e com toda propriedade: "O que não é medido, não pode ser gerenciado".

Está área, imprescindível as franqueadoras e negócios em rede, pela característica inerente as suas atividades, conta com profissionais que somente periodicamente comparecem a sede da empresa. Este intervalo, poderá ser quinzenal, mensal, bimestral e às vezes até mesmo semestral, além da possibilidade que estes consultores sejam profissionais regionalizados, ou seja, uma franqueadora no estado de São Paulo, poderá ter consultores regionalizados e residentes em outros estados, característica que por um lado, tem um aspecto muito interessante que é ter um profissional com a cultura da região onde atua, a contrapartida desta grande vantagem é a necessidade de manter este profissional alinhado com a cultura e diretrizes da franqueadora, bem como a manutenção do equilíbrio na forma como a rede de franquia é avaliada. Assim, é recomendável que a franqueadora possua métricas de desempenho claras e objetivas junto a este grupo de profissionais.

Estas métricas poderão ser construídas a partir do desmembramento de fatores como: o quanto o grupo de lojas sob gestão de cada consultor de campo está comprando produtos ou adquirindo insumos para realizar sua atividade-fim? O quanto o serviço de atendimento ao consumidor está recebendo ocorrências de determinada região? Qual a média de turnover das lojas deste consultor? Se este franqueador possui um sistema de avaliação do franqueado (este assunto será objeto de artigo futuro), há equilíbrio entre as médias de avaliação dos grupos de franqueados e seus respectivos consultores? Qual a adesão em participação de reuniões regionais, convenções e retorno a pesquisas, quando realizada a análise grupo de lojas x consultores de campo? Qual a média de pontuação de aplicação de check lists (este é um critério cuidadoso, pois lembre-se que a aplicação desta ferramenta é elaborada pelo próprio consultor), além dos pontos acima, a própria franqueadora poderá ter seus índices próprios, mas é importante que sejam critérios claros, objetivos, equilibrados e mensuráveis.

Fonte: Arlan Roque para: www.administradores.com.br

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