Notícias

Novidades sobre o mundo dos shoppings.

Vendas em shoppings crescem 7,1%
As vendas em shoppings cresceram 7,1% em julho na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers. No acumulado de janeiro a julho, houve incremento de 10,97%, ante o mesmo período de 2010, informou o Diário de S.Paulo, além de outros veículos regionais Brasil afora.

Os setores de entretenimento e alimentação seguem lideres no gosta do consumidor, com alta de 19,23% e 14,66%, respectivamente, no acumulado do ano.

Feira exibe mais de 750 fotografias em shopping.
Nos dias 15 a 18 de setembro acontece a feira SP-Arte no shopping Iguatemi. Cerca de 750 fotografias estarão em exposição e à venda, incluindo obras de nomes como Geraldo de Barros, Thomas Farkas e Marina Abramovic. O evento conta com a participação de 26 galerias nacionais e internacionais. Os destaques da edição de 2011 são as casas paulistas Transversal e Lume Photos, a americana 1500 Gallerye a espanhola Sendas.

Shopping de Campinas fecha parceria inédita com site de compras coletivas.
Segundo informações do DCI, O Parque D. Pedro Shopping, localizado em Campinas e administrado pelo Grupo Sonae Sierra Brasil, fechou uma parceria com o site de compras coletivas Groupon. Os intemautas poderão adquirir serviços e produtos com descontos de até 50%.

A cada dia está sendo disponibilizada no mínimo uma oferta das lojas participantes instaladas no shopping no site: www.groupon.com.br/ofertas/campinas, por tempo indeterminado. Segundo a gerente de Marketing do Parque D. Pedro Shopping, Joana Corsi, em entrevista ao jornal, esta é mais uma iniciativa inédita do shopping e também do Groupon.

Um shopping cheio de arte.
A galeria de arte temporária Pinturama, que está no Fashion Mal, teve espaço na edição de ontem. O evento tem a curadoria da artista plástica Eva Bri e exibe trabalhos contemporâneos, com temáticas abstratas e geométricas do grupo Pinturama, formado por oito artistas, entre eles a própria Eva.

"Mais que centros de compras, os shoppings se consolidam, a cada dia, como locais com boas opções de arte e cultura. Mergulhando de cabeça nessa onda, o Fashion Mal recebe a galeria de arte temporária Pinturama, no segundo piso", diz Eva.

Controladores da Rossi entram na briga pelo mercado de shoppings.
O boom da indústria de shopping centers no Brasil tem impulsionado o surgimento de novas empresas no setor. Em gestação desde o ano passado, o mais novo grupo do setor se apresentou ao mercado na semana passada, ao anunciar a construção de seu primeiro empreendimento na cidade portuária de Rio Grande, no Rio Grande do Sul.

Criada em 2009, a 5R tem entre os sócios a família Rossi, controladora de uma das maiores incorporadoras do País. Ainda de acordo com a publicação, Edmundo Rossi Cuppoloni, um dos sócios fundadores da incorporadora, criou a nova empresa com os três filhos para investir em imóveis geradores de renda, como escritórios e galpões logísticos. Agora, quer entrar também na onda dos shoppings.

O conhecimento que faltava para investir em shoppings os Rossi conseguiram se associando a executivos veteranos nesse mercado. Carlos Felipe Fulcher trabalhou por dez anos na Sonae Sierra, onde atuou como diretor geral do grupo na Grécia e participou do desenvolvimento de shoppings na Europa. Cesar Garbin, diretor de operações da multinacional no Brasil por 13 anos, deixou a Sonae na semana passada. O outro sócio é Felipe Rodrigues, herdeiro da família controladora do shopping Frei Caneca. Para atuar no setor, eles criaram uma joint venture com a holding 5R.

O projeto é ambicioso mas não é o único do gênero na cidade. Recentemente, um consórcio formado pela lochpe-Maxion,fabricante de autopeças, Cipasa, do fundo de private equity Prosperitas, e Partage, dos sócios do laboratório Aché, também anunciou um mega empreendimento em Rio Grande, que inclui shopping, hotel e um condomínio residencial. O projeto, no entanto, ainda não tem autorização da prefeitura para ser levado adiante.

Além do terreno em Rio Grande, a 5R tem ainda outras duas áreas na carteira, ambas em Minas Gerais.

Fonte: Folha de S. Paulo - Data: 09/09/2011
DCI - Data: 09/09/11
O Globo - Data: 11/09/2011
O Estado de S. Paulo - Data: 08/09/2011

Veja Mais:
• Redes de vestuário investem em novos formatos de loja.
• Varejo resiste em tempos de crise.
• Vídeo: Crescimento no setor de franquias.
• Franquias na Balança.



:: Voltar
av. senador casemiro da rocha, 609 cj 51 • saúde • cep 04047-001 • são paulo • sp
fone: +55.11.2276.0048 | 11.2577.1115 | 11.4562.1116 | (oi dub): 11.96656-0048