Notícias

Franquias na Balança.

É hora de reavaliar a expansão do mercado de franchising e planejar os próximos movimentos com cautela: essa é a conclusão de um estudo feito pela consultoria Vecchi Ancona com 85 redes

O universo das franquias vive um momento de transição. “Com o aquecimento da economia, o setor se expandiu sem medir os possíveis riscos desse crescimento”, diz Paulo Ancona, sócio da Vecchi Ancona Consulting. “É hora de parar e corrigir as falhas.” Essa é uma das conclusões de um estudo realizado pela consultoria com 85 redes de franquias, todas filiadas à Associação Brasileira de Franchising (ABF). Durante o levantamento, realizado em junho de 2011, foram entrevistados os sócios ou principais executivos de redes de diversas áreas. O objetivo era fazer uma radiografia do mercado.

De acordo com o consultor, algumas respostas indicam que as empresas têm questões importantes para discutir. Até que ponto a rede reflete o comportamento do seu criador? Ao responder a essa pergunta, apenas 8,6% dos entrevistados disseram que os franqueados seguem à risca o modelo ditado pelo franqueador. “O ideal é que esse número fosse mais próximo dos 100%”, diz Ancona. “Quando os franqueadores não são um espelho para suas redes, isso pode levar à perda de conceito e identidade.” Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF, não vê problemas nesses números. “Desde que seja de comum acordo com o franqueador, as adequações locais fazem parte da inteligência comercial do negócio”, diz Camargo. Essas adaptações podem explicar por que a maior parcela dos entrevistados — 51,7% — acredita que os franqueados refletem em 80% a cultura do criador.

Outro dado que chama a atenção é o grau de profissionalização atribuído pelos franqueadores às suas empresas: 26,8% dos entrevistados deram notas entre 1 e 5 às suas redes, em uma escala de 1 a 10. Segundo Ana Vecchi, sócia da Vecchi Ancona, isso mostra que os empresários reconhecem as deficiências nos sistemas operacionais das franquias. “Só as redes que já conquistaram a maturidade, com 15, 20 anos, priorizam a gestão financeira ou administrativa”, diz Ana. “A expansão do negócio ainda é o mais importante; a qualificação operacional fica para uma segunda etapa.”

Um dos pontos positivos mostrados pelo estudo foi o grau de empenho dos franqueadores em relação ao treinamento dos franqueados. Para 75% dos donos das redes, trata-se de um investimento prioritário para uma empresa ser bem-sucedida. Na opinião de Camargo, da ABF, a situação melhorou muito de alguns anos para cá. “Franchising não é mais uma aventura do empreendedor. Apenas 1% das franquias fecha por ano; não há mais espaço para amadores”, diz.

Recentemente concluimos uma pesquisa feita no Sistema de Franchising junto aos principais executivos de 85 redes de todos os segmentos. Parte dos resultados você pode conferir na revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, publicada em seu último número/ Setembro 2011.

A pesquisa aponta índices interessantes sobre a evolução do franchising no Brasil porém, alerta para os riscos de um crescimento desordenado e muito acelerado. É preciso crescer de forma sustentável e com esse objetivo a Vecchi Ancona foi em busca das informações mais atualizadas que podem colaborar com a proposta de novas estratégias ou de redimensionamento das redes e estruturas franqueadoras.


Veja que interessante este gráfico e onde sua empresa se encaixa na relação Franqueador/Franqueados. Há termômetro mais real que este para direcionar os planos de ação de curto a longo prazo?

Notem que pelas respostas dos próprios franqueadores, praticamente 50% das redes chega, no máximo, a ter uma relação “boa” com seus franqueados.

Tendo participado, ou não, da pesquisa, você pode nos contatar para conversarmos sobre os resultados completos, como sua empresa está posicionada em relação à média do mercado e trocar idéias a respeito.

Inteligência estratégica faz toda a diferença. Esse é o nosso negócio!


:: Voltar

av. senador casemiro da rocha, 609 cj 51 • saúde • cep 04047-001 • são paulo • sp
fone: +55.11.2276.0048 | 11.2577.1115 | 11.4562.1116 | (oi dub): 11.96656-0048