Notícias

Unidade de rua ou de shopping?


Dificilmente será estabelecida uma fórmula ou receita de bolo, para definição de melhor posicionamento de sua unidade de negócios: se melhor em rua ou em shopping center.

Normalmente há o estereótipo que lojas em shopping centers são melhores porque possuem maior faturamento, com expectativa de maior lucro. Considerando-se que o ponto comercial tenha sido bem selecionado, tanto em unidade localizada em centros comerciais de rua ou em shopping center, a incidência de unidades com maior faturamento no shopping é uma verdade, no entanto, não necessariamente, esta unidade será mais lucrativa, pois além de custos de ocupação e mão de obra maiores, o faturamento torna-se maior, também por proporcionalidade de trabalho aplicado.

Um importante fator a ser levado em consideração no momento da escolha por shopping centers ou comércio de rua, é o perfil do empreendedor. Por natureza, a atividade franqueada é norteada por uma série de procedimentos pré-estabelecidos. Quando o empreendedor opta por instalar-se em shopping, é necessária a compreensão que trata-se de um centro de comércio organizado e regulamentado, com normas específicas para horário de funcionamento, recebimento de mercadorias, manutenção e organização e lojas, controle sobre vendas realizadas – em outro momento, trataremos sobre os custos de ocupação em lojas de shopping centers –. A contra-partida oferecida, reside em maior segurança; esforço conjunto de marketing, fluxo ininterrupto, treinamentos e eventos organizados por associação de lojistas entre outros.

Quando a opção realizada é para unidade localizada em centro comercial de rua, normalmente o custo de ocupação tende a ser menor e o empresário tem mais liberdade na condução de seu negócio, no entanto, atua individualmente em relação às situações acima, ainda que tenha no franqueador, seu elemento de apoio comercial, há tendência de faturamento menor, mas não necessariamente rentabilidade menor, há limitação na oferta de conveniência a seus clientes, quando, por exemplo, o estacionamento é um fator relevante na decisão de visitação daquela loja, outro ponto limitador são as variações climáticas, que tem forte influência no fluxo de pedestres em pontos de rua. Também é comum que lojas em situadas em rua, tenham espaço maior, pois a locação não é realizada por metro quadrado, como em shopping center.

Percebemos que existem pontos positivos e limitadores em ambas as situações. Independente desta análise, a estratégia de localização do ponto, que será assunto de outro post, é fundamental para o sucesso do negócio.

Um ponto de venda em um centro de compras pode aumentar as vendas, mas é preciso calcular se esse incremento compensa o valor elevado dos aluguéis

A primeira coisa que você precisa analisar é se, de fato, o shopping é o melhor lugar para implantar um novo ponto de venda seu, ou se há outras áreas comerciais (de rua) mais apropriadas para o tipo de produto que você comercializa. Como você mesmo já constatou, os custos de ocupação num shopping tendem a ser bem mais altos do que na rua. E é preciso avaliar se o aumento no volume de vendas vai compensar a elevação nas despesas. Confesso que nunca estive em Porto Velho e, por isso, não tenho como fazer essa avaliação. Mas você certamente tem.

Se constatar que vale mesmo a pena abrir um ponto de venda no shopping, você deve fazer contas para avaliar se compensa montar um quiosque ou se é melhor partir logo para uma loja. Proporcionalmente, um quiosque costuma ter custos de ocupação mais altos do que uma loja. E nem sempre gera vendas na mesma proporção.

Você, que conhece sua marca, seu mercado e o potencial de seus produtos pode, melhor do que ninguém, decidir o melhor caminho a seguir. Analise, informe-se e faça bons negócios!!

Fonte: Exame.com

Veja Mais:
• Faturamento de franquias de alimentos cresceu 16,8% em 2010.
• Perfil de empreendedor é chave na escolha da franquia.
• 6 opções de franquias virtuais.
• As marcas preferidas da alta renda paulistana.



:: Voltar
av. senador casemiro da rocha, 609 cj 51 • saúde • cep 04047-001 • são paulo • sp
fone: +55.11.2276.0048 | 11.2577.1115 | 11.4562.1116 | (oi dub): 11.96656-0048