Notícias

As marcas preferidas da alta renda paulistana.

Chanel, Ferrari, Christian Louboutin, Dom Pérignon e destinos como Dubai e Paris estão na lista.


Louis Vuitton e Chanel: destaque entre as marcas de bolsas femininas

O consumidor do topo da pirâmide de São Paulo é exigente e ávido por produtos e serviços exclusivos. É o que indica o estudo Marcas Objetos do Desejo, desenvolvido pela Shopper Experience, que entrevistou 930 pessoas nas ruas dos Jardins, Itaim Bibi, Jardim Europa, Jardim Paulistano e Vila Nova Conceição.

Segundo o IBGE, a cidade de São Paulo será a sexta mais rica do mundo em 2025, atrás de Tóquio, Nova York, Los Angeles, Londres e Chicago, e a frente de Paris.

Hoje, a capital ocupa a décima posição neste mesmo ranking e se consolida como a mais promissora da América Latina em relação ao consumo de luxo.
Uma das maiores preocupações dos paulistanos é com o quesito durabilidade, e os entrevistados concordam em pagar mais por isso. A pesquisa mostrou que a elite e os emergentes da Classe A são avessos à exposição e prezam exclusividade.

Outra particularidade da alta renda é que ela aspira uma relação mais estreita com as marcas e espera ser surpreendida com ações de relacionamento. As marcas internacionais mais buscadas são sinônimo de luxo e glamour.

Entre as bolsas femininas, por exemplo, a melhor colocada é a Louis Vuitton, com 30%, seguida da Chanel, com 17%. Já na moda masculina, Giorgio Armani, Lacoste e Diesel são as preferidas, com 20%, 19% e 10%, respectivamente. Quando o assunto é tecnologia móvel, a Apple reina em produtos como celulares e notebooks: 37% apontam o iPhone e 38% o Apple Mac, enquanto 31% preferem o Blackberry e 28%, o laptop Sony Vaio.

A Ferrari continua a povoar o imaginário da alta renda, despontando com 27% da preferência na categoria carro conversível, seguida pelo Porshe, com 24%.

A seguir outros resultados:

Restaurantes:Fasano, D.O.M e A Figueira Rubaiyatse destacam nas três primeiras posições com, respectivamente, 17%, 12% e 11% dos votos.
Destinos prediletos da alta renda paulistana: a primeira posição registra um empate entre Dubai e Paris – ambos com 14% de preferência –, seguidos por Nova York (9%) e Londres (5%); Istambul e Cote D´Azur (3%); e Tóquio, Ilhas Maurício, Tahiti e Aspen, com 2% cada.
Companhias aéreas:, 31% dos entrevistados preferem a Air France e 13%, a Lufthansa.
Marcas de champagne mais citadas foram Dom Pérignon (23%), Veuve Clicquot (21%) e Moet & Chandon (11%).
Whisky, Johnnie Walker e Ballantine’s são os mais citados, com 47% e 10%, e entre as vodkas há empate entre Grey Goose, Imperia, Smirnoff, The Jewel of Russia, Wyborowa e Belvedere – todas com 13%.
Bolsas femininas: Louis Vuitton (30%), Chanel (17%), Prada (9%), Hermès (9%), Marc Jacobs (5%), Gucci (4%) e Balenciaga (3%).
Sapatos femininos: Chanel responde por 14%, sendo seguida por Christian Louboutin (7%), Prada (7%), Gucci (6%), Salvatore Ferragamo (6%), Francesca Giobbi (4%) e Manolo Blahnik (2%).
moda feminina que são objeto de desejo: Chanel (15%), Gucci (7%), Dolce & Gabbana (6%) e Prada (4%).
Revistas femininas nacionais e internacionais mais citadas foram: Vogue (55%), InStyle (9%) e Marie Claire (9%), enquanto em relação às marcas de cama, mesa e banho, Trousseau (31%), Giorgio Armani (8%) e Trussardi (8%) aparecem em destaque.
Moda infantil: Bonpoint ocupa a primeira posição (13%), seguida por Monne (8%) e Tartine & Chocolat (4%).
Moda masculina: Giorgio Armani, Lacoste e Diesel são as marcas preferidas, com 20%, 19% e 10%, respectivamente.
Marcas de gravata: Gucci (14%), Hermès (14%) e Cartier (10%) lideram.
Canetas mais admiradas são: Montblanc (53%) e Cartier (9%).
Marcas de relógios masculinos mais citadas: Rolex (43%), Montblanc Villeret (11%) e Breitling (11%). Entre os Relógios femininos estão Rolex, Cartier e Michael Kors com 26%, 15% e 11%, respectivamente.
Perfumes masculinos: Azzaro e Calvin Klein – 18%, 12%, respectivamente – foram os mais votados. Entre os Perfumes femininos, o clássico Chanel (28%), seguido por Carolina Herrera (15%) e Prada (10%).
Marcas de cosméticos que se destacaram: Lâncome (20%), MAC (18%) e Chanel (10%).
Jóias: Tiffany&Co., H.Stern, Bulgari e Cartier são as marcas prediletas – com 27%, 23%, 6% e 6%, respectivamente.
Marcas de artigos esportivos preferidas da Classe A: Nike (21%), Adidas (17%), Lacoste (6%) e Asics (6%).
Óculos: destaque para Ray Ban (46%) e Oakley (8%).
Marcas de jeans: as mais votadas foram Diesel (25%) e Seven for All Mankind (14%).
Tecnologia móvel: a Apple reina na preferência em produtos como celulares e notebooks – 37% apontam o iPhone e 38% o Apple Mac; seguidos por 31% que preferem o Blackberry e 28% o laptop Sony Vaio.
TVs: Sony (51%)Samsung (14%) e LG (12%);
Home teather: Sony (57%) e Bang Olufsen (11%).
Para relaxar, a alta renda paulistana elegeu os Spas: Mantra (Punta Del Leste), Las Ventanas (México) e Conrad Bali (Indonésia) como os melhores: 14%, 12% e 8%, respectivamente.
Resorts: eles são apontados pelos entrevistados como a principal opção para viagens de descanso, sendo os mais votados Bora-Bora Lagoon Resort, Club Med, Comandatuba Resort e Nannai Ventanas (México).
Em relação a carros: dentro da categoria off road/SUV, os mais indicados foram o Land Rover (29%), BMW (16%) e Porsche (13%). Na categoria sedan de luxo, aparecem BMW (17%), Mercedes-Benz (16%), Lamborghini e Porsche, ambos com 12% da preferência dos entrevistados. A Ferrari desponta com 27% da preferência na categoria carro conversível, seguida pelo Porsche, apontado por 24% dos entrevistados. Na categoria compacto premium, o Audi e o MiniCooper – respectivamente com 20% e 18% da preferência – foram os mais citados.
Motocicletas: , a BMW e Harley Davidson – 30% e 28%, respectivamente – são as mais votadas.
Em barcos: Ferretti ocupa a primeira posição no ranking com 52%
Designers: os mais admirados são Philip Starck (16%), Irmãos Campana (14%), Mies Van Der Rohe (9%), Marcelo Rosenbaum (7%) e Ron arad (5%).
Arquitetos mais citados: Jacques Garcia, João Armentano, Katherine Newman, Marcio Kogan, Ruy Othake, Andrea Putman e Isay Weinfeld – todos com 8% de votos.
Cozinhas planejadas: Kitchen´s (13%), Viking Kitchen´s (7%) e Ikea (7%).
Eletrodomésticos: Bang & Olufsen e Kitchenaid, com 18% e 12% da preferência.
Empórios: Fauchon (16%) e Dean & Deluca (12%).
Bandeiras de cartão de crédito preferidas da Classe A: Visa Infinite (33%) e Amex Platinum (22%), seguidos por Visa Black (17%)
Bancos de alta renda: Itaú Personnalité (29%), HSBC Premier (14%) e Real Van Gogh (14%). Na categoria Banco Private, o primeiro lugar é do Itaú Private (41%), seguido do Bradesco Private (32%) e Citi (5%).

Fonte: Exame.com - 06/09/2011

Veja Mais:
• Feira abre espaço para franquias que buscam expandir marcas no Nordeste.
• Franquias de alimentos são investimento seguro.
• Marcas migram para o interior do País
• Renovar cardápio e ir ao Nordeste são os planos de redes de refeição.




:: Voltar
av. senador casemiro da rocha, 609 cj 51 • saúde • cep 04047-001 • são paulo • sp
fone: +55.11.2276.0048 | 11.2577.1115 | 11.4562.1116 | (oi dub): 11.96656-0048