Notícias

Feira abre espaço para franquias que buscam expandir marcas no Nordeste.


Feira do Empreendedor, que acontece de 4 a 8 de outubro, terá um espaço ampliado para franquias

De acordo com a ABF-Associação Brasileira de Franchising em 2010 o setor de franquias no Brasil apresentou um crescimento de 20,4 %. O número de unidades franqueadas e próprias chegou a 86.365, 8% maior em relação a 2009. Essa expansão resultou na abertura de mais de 57 mil novos empregos. Ainda de acordo com a ABF hoje o setor é responsável por mais de 777 mil empregos diretos.

A previsão da ABF é que, em 2011, o setor cresça 15%. De olho neste crescimento, a Feira do Empreendedor de 2011, que acontece de 4 a 8 de outubro, no Centro de Convenções, em Salvador, reservou um espaço especial para as franquias, aumentando de 16 stands, na edição de 2009, para 28 stands na edição deste ano.

De acordo com a coordenadora da Feira do Empreendedor, Adriana Moura, as franquias são ótimas opções para quem ainda não montou sua empresa e a Feira do Empreendedor será a oportunidade de conhecer e escolher diversas opções de franquias.

"As franquias, em especial as microfranquias, são ótimas opções para quem ainda não escolheu que tipo de negócio vai montar. Na franquia, o empreendedor tem a segurança de abrir um negócio que já está dando certo, além de poder escolher um baixo valor de investimento", ressalta Adriana.

Franquia baiana quer expandir para o interior e outros estados
A franquia baiana Açaí & Saúde, formatada com o apoio de consultores do Sebrae, já garantiu seu espaço na Feira do Empreendedor 2011. De acordo com o diretor de Expansão de Franquias da empresa, Francisco Carvalho, a idéia de transformar sua empresa em franquia aconteceu depois de montar um quiosque no Salvador Shopping.

"Certa vez um cliente me perguntou no quiosque de onde era aquela franquia. Eu respondi que era uma loja própria e baiana. Daí me veio o estalo de seguir esse caminho", explica Francisco Carvalho.

Na Feira do Empreendedor, o empresário vai levar a novidade do açaí servido na casquinha, produto que é um diferencial da empresa e que também estimulou oinvestimento em expansão de franquia. De acordo com Francisco Carvalho, na Feira a Açaí & Saúde vai apresentar a máquina que produz a espécie de sorvete.

"Essa casquinha provocou o surgimento de produtos como o sundae, a banana split e o copinho expresso de açaí", conta o empresário. Para Carvalho, a Feira do Empreendedor é uma oportunidade de divulgar o modelo de franchising para Salvador e interior da Bahia, além de estados vizinhos do Nordeste. "A expectativa para 2012 é abrir, pelo menos, cinco novas franquias", almeja. Atualmente, a Açaí & Saúde possui quatro lojas próprias em Salvador e uma franquia em pleno funcionamento na Praia do Forte, no litoral norte. Na última quinta-feira (25), os sócios da empresa apresentaram a analistas e gestores do Sebrae Bahia, a circular de oferta, um documento que detalha os pré-requisitos para se tornar um franqueado da Açaí & Saúde.

O documento é fruto de uma consultoria do Sebrae, que aconteceu de novembro de 2010 a julho de 2011. Para o consultor Sérgio Antonio Pereira, é louvável ver uma empresa, genuinamente baiana, ter a oportunidade de ingressar no universo de franquias, segmento que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado. "É um terreno promissor, mas que exige muita organização e atenção à concorrência, principalmente no ramo de alimentos", afirma.

Para a sócia-administradora da empresa, Paula Carvalho, a parceria com o Sebrae trouxe mais profissionalismo. "Nós agíamos muito pela prática intuitiva e, após a consultoria, as ações estão baseadas em teoria e organização", revela. Como é um empreendimento de família, outro fator relevante que veio com o trabalho foi o esclarecimento das funções de cada um. "Com um cargo específico, você trabalha mais focado e os resultados saem melhor e mais rapidamente", destaca Paula Carvalho.

Para visitar gratuitamente a Feira do Empreendedor basta se inscrever até o dia 30 de setembro no site: www.feiradoempreendedor.ba.sebrae.com.br. Depois desta data,a inscrição deve ser feita nos dias e no local do evento, no Centro de Convenções, de 4 a 8 de outubro, com o pagamento de R$ 5,00, que será doado à Associação Pracatum Ação Social.

A Feira do Empreendedor é realizada pelo Sebrae Bahia, e conta com os patrocínios do Bradesco, TIM, Desenbahia, Setur/Bahiatursa, Sistema Faeb/Senar, Correios, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Petrobrás e Banco do Brasil e com a parceria do Senac, Fieb, Pracatum, Rádio CBN e Jornal Correio.

Fonte: Diário da região Online - 01/09/2011

Veja Mais:
• Renovar cardápio e ir ao Nordeste são os planos de redes de refeição
• Franquias de alimentos são investimento seguro
• Marcas migram para o interior do País



:: Voltar
av. senador casemiro da rocha, 609 cj 51 • saúde • cep 04047-001 • são paulo • sp
fone: +55.11.2276.0048 | 11.2577.1115 | 11.4562.1116 | (oi dub): 11.96656-0048