Notícias

Franquias para abrir em casa.


O modelo home-based tem custo mais baixo, mas exige uma boa carteira de clientes para começar a dar lucro.

As franquias home-based, que podem ser abertas em casa, já são bem conhecidas no Estados Unidos e, aos poucos, vão ganhando o mercado brasileiro. “É uma forma de viabilizar um negócio mais ágil e segura”, opina Luiz Felizardo Barroso, advogado especialista em franquias.

As microfranquias, como são chamadas, têm valor de investimento mais baixo, poucos custos fixos e flexibilidade de horários. “Nosso público é principalmente classe C que quer deixar o emprego e ser dono do próprio negócio”, explica Artur Hipólito, diretor-presidente do Grupo Zaiom, que detém sete marcas deste tipo de franquia.

Entre os cuidados que o negócio exige estão um maior capital de giro até consolidar a carteira de clientes, uma divulgação mais agressiva e muita disciplina para trabalhar em casa. “O fato de ser home-based não significa que seja um negócio informal”, alerta Batista Gigliotti, presidente da Fran Systems.

A seguir uma lista de Franquias "Home-based":

Amigo Computador
É uma franquia de manutenção de computadores e redes. São 25 franqueados que trabalham no esquema home-based e atendem os clientes em casa mesmo. O negócio é voltado para atender computadores domésticos, de profissionais liberais, micros, pequenas e médias empresas. O investimento para abrir a franquia é de 20 mil reais e o retorno deve acontecer após 1 ano.

Doutor Faz Tudo
É uma franquia de reforma e manutenção rápida de imóveis. Para ter um negócio como este não é preciso ser um expert em consertos e reparos. É uma opção de franquia para engenheiros, arquitetos, eletricistas e encanadores.

A rede conta hoje com 120 franqueados pelo Brasil, que atendem, como o nome sugere, a qualquer problema em casas e escritórios. O investimento mínimo é de 20 mil reais e o prazo de retorno estimado é de 12 meses.

Dr. Jardim
O negócio é oferecer serviços de manutenção para jardins e piscinas. Entre as opções, paisagismo, limpeza de piscinas e iluminação de áreas verdes. Normalmente, o franqueado vai precisar fazer a administração em casa apenas.

O perfil mais comum entre os franqueados é de paisagista, agrônomo e arquiteto. O custo inicial para ser um franqueado da rede é de 20 mil reais e o retorno do investimento leva ao menos 1 ano.

Guia-se Negócios pela Internet
Com um investimento de R$ 13 mil, o retorno da franquia de criação de sites e lojas virtuais Guia-se Negócios pela Internet acontece entre 6 e 10 meses. Com um computador e um pequeno espaço a franquia já pode entrar em operação.

Home Angels
Hoje são 110 franqueados, entre empreendedores, médicos, enfermeiras e psicólogos, que com 20 mil reais puderam começar o negócio. O retorno do investimento inicial está estimado em 12 meses. A franquia trabalha com assistência domiciliar a adultos, crianças, gestantes e novas mamães que precisam de ajuda em tarefas do dia-a-dia.

Mago Web
A empresa é especializada em serviços de marketing digital e atende principalmente empresas de pequeno e médio porte há 12 anos. As franquias estão em treze estados e custam R$38.600 (com royalties de até 5% do faturamento bruto) e o prazo de retorno é de até 22 meses.

Ofertissima.com.br
Com lançamento previsto para o próximo mês, o Ofertissima.com.br é um site que agrega os descontos dos portais de compras coletivas. Treze franqueados já desembolsaram ao menos 8,9 mil reais no negócio e esperam faturar até 40 mil reais por mês.

O retorno, segundo a empresa, pode vir em até 3 meses. O empresário vai precisar de um computador e uma linha telefônica para começar a operar. Cada franqueado é responsável por cuidar das ofertas de uma região.

The Kids Club
Fundada na Inglaterra, em 1986, pela pedagoga Linda Ellis, a franquia usa um método inglês para ensinar o idioma para crianças a partir de 2 anos. Chegou ao Brasil em 1994 e hoje conta com 100 franquias, que atendem 10 mil alunos. No mundo, são 400 franquias. Para fazer parte do empreendimento, o franqueado desembolsa 15 mil reais e tem o retorno do investimento entre 1 e 2 anos depois. No país, 70% dos franqueados trabalham em formato home-based.

Tutores
Esta é a maior franquia do grupo Zaiom, com 130 franqueados no país. A Tutores oferece serviços de reforço escolar para alunos. Para dar as aulas particulares, o franqueado precisa ser graduado em áreas como pedagogia, letras, história ou matemática. Todas as aulas são baseadas no material do aluno, ou seja, o franqueado quase não tem custos com o negócio que pode ser operado em casa mesmo. O investimento inicial exigido é de 20 mil reais e o retorno deve acontecer em 1 ano.

Fonte: G1



:: Voltar
av. senador casemiro da rocha, 609 cj 51 • saúde • cep 04047-001 • são paulo • sp
fone: +55.11.2276.0048 | 11.2577.1115 | 11.4562.1116 | (oi dub): 11.96656-0048