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Varejo antecipa temporada de bons descontos.

Diversas lojas e redes de varejo estão desde o início deste mês com ações de marketing cuja finalidade é a queima do estoque das coleções de inverno.

Com início no último dia 21 de junho, a estação invernal, que apesar da instabilidade do clima, com madrugadas de frio intenso e tardes ensolaradas quase quentes, se encerra na penúltima semana de setembro, dia 23, e presenteia os consumidores com uma temporada de descontos antecipados.

Diversas lojas e redes de varejo estão desde o início deste mês com ações de marketing cuja finalidade é a queima do estoque das coleções de inverno, para atrair clientes - que são seduzidos pela ideia de gastar menos e adquirir roupas na temporada em que elas ainda podem ser usadas - ou acompanhar o calendário da moda, já que diversas marcas lançaram sua coleção de primavera-verão nas últimas semanas de moda, quando o inverno havia apenas começado.

Outra possibilidade é aliar a temporada de liquidações, com a comemoração do calendário varejista, o Dia dos Pais, celebrado no segundo domingo de agosto.

A antecipação das liquidações - descontos em plena época de uso das peças - é uma tendência que se verifica quase todos os anos no mercado varejista, e não é exclusividade do setor de vestuário nem da estação invernal, afirma a superintendente de Operações da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), Adriana Colloca.

Segundo ela, a intenção dessas antecipações é estender as temporadas de vendas, e não tem relação com uma data do varejo que comercializa mais ou menos. "São iniciativas de marketing que visam a aumentar as vendas de acordo com o estoque disponível", explica, e observa que há outros períodos do ano em que o calendário varejista é estendido. "O Natal, por exemplo, é uma época em que se vende muito, em todos os setores, e ainda assim a decoração em diversos shoppings e lojas é antecipada, muitas vezes para o mês de outubro", comenta.

A superintendente compara a ascensão das vendas do setor de vestuário em relação a 2010, período em que os eletroeletrônicos foram os artigos que mais se venderam. "Em 2011, essas vendas baixaram um pouco devido às restrições a crédito e ao aumento da taxa de juros; por outro lado, outros setores aumentaram suas vendas, como o de vestuário", diz, revelando o dado que favoreceu o setor varejista em temporadas como o inverno.

Compras inteligentes
Diversas redes do setor de vestuário, grifes e lojas liquidam suas peças de inverno. Outras fazem as cores da próxima estação chegar aos poucos e lançam a coleção de primavera-verão de 2012. É o caso da Zara, que desde o fim de junho antecipou seu calendário de moda, da marca Le Lis Blanc, e da rede C&A - esta última tem oferecido descontos de 40% em algumas peças da moda de verão.

Na opinião da consultora de imagem Ana Cury, o objetivo das lojas, ao antecipar e liquidar coleções, é fazer o maior número de vendas dentro de uma mesma temporada. "Por mais que haja novidades entre uma estação e outra, o cliente sempre busca mais coisas novas, e as lojas, além de atrair novos clientes, buscam o retorno da clientela e procuram renovar mais cedo", comenta. "Enquanto consumidora, eu preciso de recursos, então as liquidações contribuem para que um mesmo cliente leve uma quantidade de peças maior."

Ana cita a marca Zara como pioneira da tendência de lançar antecipadamente coleções da estação seguinte. "Depois dela, as lojas perceberam que isto alavanca as vendas e essa tendência se generalizou", afirma.

A consultora aponta, como desvantagem das compras de liquidação, a menor quantidade de peças disponíveis do que no início da estação. "Mas se você se informar, adquire com bons preços peças da estação seguinte, mesmo sem ainda estarem em liquidação."

Como dicas para boas compras de liquidação, Ana Cury oferece duas. De acordo com ela, informar-se antes de ir às compras é uma garantia de que é possível encontrar peças que serão usadas na estação seguinte, ou em outros períodos do ano. "Há muitas marcas antenadas, que disponibilizam peças que são tendências na Europa. Então informar-se sobre essas tendências contribui", diz.

A segunda dica é que cada um deve ter um guarda-roupa que tenha "a sua cara". De acordo com ela, cada um deve conhecer seu próprio estilo e combinar as compras com o que tem para evitar desperdício. "Cada peça comprada deve conversar com outras duas do guarda-roupa; isso é uma compra inteligente", conclui.

Dicas de compras
Para contribuir com a escolha de boas oportunidades de economizar neste inverno, selecionamos opções de lojas e marcas de roupas e calçados que queimam seus estoques.

AMP a mulher do padre
Os descontos chegam a 20% nas peças de inverno, como vestidos de pregas (de R$ 189 por R$ 151,20), moletons (de R$ 196 por R$ 156,80) e camisetas de estampa digital (de R$ 99 por R$ 79).

Arezzo
A grife de calçados femininos lançou seu "Preview Verão 2012", liquida todas os pares de inverno e garante descontos de até 70%.

Brix
A loja de roupas oferece descontos de 30% a 50% nas peças masculinas e femininas, com destaque para as calças jeans em diversos modelos e padronagens, que estão com a metade do preço.

Collins
Oferece peças com desconto de até 50%, como a blusa de tricô, que custava R$ 169 e agora sai por 99. Promoção válida até a troca de coleção.

Convicto
A loja de moda masculina localizada na Rua Oscar Freire liquida a coleção inverno e oferece descontos de 30% e um especial de 50% na linha de moletons.

Empório do Enxoval
A loja de cama, mesa e banho localizada no Continental Shopping está com descontos de 30% a 40% em todos os produtos, com destaque para as linhas de edredons e cobertores.

Liquidação Lápis Vermelho
A liquidação presente em shoppings de diversos estados, da rede Multiplan, pode ser encontrada em São Paulo nos Shoppings Anália Franco, Morumbi e Vila Olímpia, que oferecem descontos de até 70% em diversos itens de lojas e restaurantes participantes. Descontos vão até 30 de julho.

Lucy in The Sky
A grife também lançou seu "Preview de Verão", e liquida sua peças de inverno com descontos de até 50%, a exemplo do vestido curto de malha de viscolycra com estampa de flocos de neve, de R$ 196 por R$ 98. A liquidação vai até 31 de julho.

Marisa
A rede de vestuário iniciou a liquidação "A preço de banana", que traz desconto de até 70%. A promoção é válida para as lojas femininas, as ampliadas e também a virtual.

Le Lis Blanc
A grife, que também lançou sua coleção de primavera-verão, oferece descontos de 50% sobre o preço da etiqueta (exceto linhas Aroma, Perene, Preview Primavera Verão 2012 e Etiqueta Cinza). Para a linha Casa, os descontos são de 50% em itens selecionados.

Side Walk
Todas as peças estão com 50% de desconto, a exemplo da bota de cano curto, de onça, de R$ 259 por R$ 129,50, e da bermuda masculina xadrez, de R$ 219 por R$ 109,50. Promoção até 15 de agosto.

Sonho dos Pés
A rede de calçados femininos realiza uma queima de estoque de toda a sua coleção de inverno de 2011.

Spot Shoes
A rede de calçados masculinos, femininos e infantis oferece 50% de desconto na coleção outono-inverno.

Tip Top
A marca, direcionada para roupas de bebê e de criança, oferece descontos de até 20% em todas as lojas da rede.

Via Uno
Todas as lojas da marca oferecem desconto de até 50% nos sapatos e bolsas.

Vida Bela
A marca de moda feminina liquida toda a coleção de inverno de 2011 com preços de R$ 30 a R$ 90. Entre as ofertas, suéter de tricô, de R$ 150 por R$ 60, camisa de tricoline, de R$ 180 por R$ 90, e camisetas, de R$ 75 por R$ 40.

Zara
A grife de roupas, calçados e acessórios liquida com descontos que oscilam de 20% a 50%. Destaque para jeans (masculinos ou femininos), camisas xadrez masculinas, tricôs e casacos.

Fonte: DCI (Panorama Brasil) - Data: 29/07/11

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