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Franquias de internet: um bom negócio, mas que requer cuidados.

Alternativa de baixo investimento, as franquias de serviços pela internet são uma opção para quem deseja entrar no mundo dos negócios, mas é preciso tomar alguns cuidados, pois elas exigem do franqueado um perfil voltado para vendas.

Entre os serviços disponíveis estão hospedagem de sites, marketing digital, criação de páginas na internet e lojas virtuais, incluindo, em muitos casos, os recursos de pagamento com segurança. Há ainda a oferta de sites no formato de guias de bairros ou cidades, com classificados de lojas e de prestadores de serviços. A diferença é que, nesses casos, geralmente o franqueado busca clientes, e recebe uma comissão por isso, e é a franquia quem executa o serviço.

"É preciso disposição para o trabalho, para a prospecção de clientes e para as visitas", diz Cláudia Bittencourt, diretora-geral do Grupo Bittencourt, consultoria de negócios e franquias. "É bom ressaltar que o empreendedor não é um executor, não tem domínio completo do produto, do negócio. É um vendedor, oferece o serviço", analisa José Carmo Vieira de Oliveira, consultor de marketing do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) de São Paulo.

Uma das vantagens é o investimento baixo, entre R$ 15 mil e R$ 20 mil, em média. "Mas o lucro também é menor. É uma boa alternativa como complementação de renda ou para quem precisa de pouco para se manter", completa Cláudia. Outro ponto a favor é o fato de o franqueado não precisar de uma grande estrutura. "De forma geral, só são necessários um computador e acesso à internet. Basicamente, é uma estrutura de vendas", diz Oliveira, do Sebrae-SP.

Mas é preciso tomar alguns cuidados. Segundo os consultores, esse tipo de franquia requer uma análise cuidadosa do mercado, pois a concorrência é grande. "Antes de tudo, é preciso responder a uma pergunta: vou ganhar dinheiro com essa franquia? O ideal é fazer um levantamento de clientes potenciais, verificar em sua região quantas empresas já têm sites e se há público para os serviços", afirma Oliveira. "Os ganhos vão depender de onde o franqueado vai atuar, onde vai vender", complementa Cláudia, do Grupo Bittencourt.

Outro ponto é exigir do franqueador a formação para lidar com os produtos oferecidos. "É obrigação dele oferecer um bom treinamento ao franqueado", afirma Cláudia. Nem sempre são exigidos conhecimentos prévios de informática. "Mas a franquia vai analisar o candidato a franqueado, ver se ele se encaixa no perfil do negócio", diz Oliveira.



Os principais pontos:

Vantagens:
- Baixo investimento
- Estrutura pequena para operar o serviço
- Planejamento e apoio do franqueador
- Treinamento para o franqueado

Fique atento a:
- Margem de lucro menor
- Franquia voltada para vendas
- Pouco domínio do negócio por parte do franqueado

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