Notícias

Manaus está no alvo do mercado de franquias.

Capital amazonense está nos planos de expansão de uma série de empresas que foram à 20a ABF Expo.



A 20ª edição da ABF Franchising Expo que encerrou no sábado (11/06/2011) em São Paulo (SP), mostrou que o Amazonas tem despertado oportunidades de negócios dos investidores de novas marcas de franquias. Prova disso é que algumas empresas estão expandindo fronteiras e ampliando as operações na região Norte do Brasil em áreas tão variadas quanto produtos e serviços de beleza, saúde, ensino de idiomas, vestuário, calçados e acessórios ou alimentação.

Entre as empresas que estão a caminho de Manaus estão Empório Naka, especializada em sapatos femininos; e a Lavasecco, rede de lavanderias. Outras estão abrindo novas unidades na capital, como CNA Idiomas e In Flux English School; Touch Watches, grife espanhola de relógios; e Cacau Showchocolateria. Visando as oportunidades que trarão a Copa do Mundo de Futebol, a CNA Idiomas mapeou 214 cidades brasileiras onde há oportunidades para abertura de escolas de idioma e Manaus é uma delas. O investimento inicial da franquia é de R$100 mil.

A Empório Naka está fazendo planejamento fiscal para investir em Manaus ainda este ano, o que inclui estudo de frete, espaço físico, logística e tempo de frete para chegada dos produtos. Com 13 lojas no País, a marca paulista Lavasecco está priorizando abrir unidades franqueadas em outras regiões, incluindo o Norte, com preferência so bre Manaus. Os interessados terão que investir R$ 350 mil.

O Amazonas, o Pará e Rondônia também estão no horizonte da Cacau Show, que vai abrir este ano mais 14 lojas no Norte.

A empresa espanhola de foto depilação Não + Pelo, abrirá mais um unidade em Manaus, que pertencerá ao mesmo franqueado que já administra outras duas lojas, no Parque Dez e Vieiralves, segundo a gerente expansão Norte da marca, Sheila Rutowitcz. A Touch Watchs vai inaugurar em julho o terceiro quiosque em Manaus, além da primeira fábrica nacional de relógios que será instalada provisoriamente na Cachoeirinha, com investimento de R$ 6 milhões para fabricar também marcas como Get over e Cobra Dágua.

Hoje 70% das ocupações dos shoppings centers são franquias, enquanto em supermercados é 60%. Por isso a ABF está negociando em todo o Brasil parcerias com redes de supermercados e com a Infraero para operar nos aeroportos.


Cinthia Guimarães - A Crítica



:: Voltar
av. senador casemiro da rocha, 609 cj 51 • saúde • cep 04047-001 • são paulo • sp
fone: +55.11.2276.0048 | 11.2577.1115 | 11.4562.1116 | (oi dub): 11.96656-0048