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Franqueados contam como conseguiram deixar o caixa no azul em apenas alguns meses.

Sucesso rápido nas suas mãos

Franqueados contam como conseguiram superar as expectativas e deixar o caixa no azul em apenas alguns meses



O tempo de retorno do investimento é fundamental na escolha de uma franquia. Quem deseja lucrar no curto prazo, encontra hoje no mercado diversas opções de negócios que garantem os primeiros dividendos em até 24 meses (enquanto a média é de até 36). E a popularidade das redes com esse perfil não para de crescer. Só as microfranquias (modalidade de baixo investimento e com chances de lucro ainda mais rápido) já representam 10% do faturamento do setor de franchising no Brasil.

Ter uma empresa rentável no curto prazo, no entanto, depende também de muitos outros fatores. "A afinidade do empreendedor com o negócio é essencial para uma empresa dar dinheiro", afirma a vice-presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Maria Cristina Franco. "Depois, vem a capacidade de investimento e o conhecimento do sistema de franquias", analisa.

A empresária Janaina Brito de Andrade, de 28 anos, comprovou na prática essa tese. Há seis anos da aquiriu uma unidade da clínica de estética Emagrecentro já em funcionamento na cidade de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. O espaço, que na época tinha três anos de existência, só dava prejuízo, em- 3ora a previsão de retorno fosse de seis meses. "Quem a administrava era uma médica que tinha um perfil introspectivo", conta.

Em dois meses à frente do negócio, Janaina, que antes era representante comercial, não só obteve o retorno do seu investimento como também dobrou o faturamento esperado (cerca de R$ 30 mil). Em três meses, o lucro triplicou. E em seis meses ela abriu outra unidade. Esses resultados foram fruto de melhorias feitas pela empreendedora, como a reforma da fachada, a distribuição de vales para degustação dos serviços oferecidos, a publicação de anúncios em jornais e outdoors da região e a instalação de música nos ambientes das clínicas.

Hoje, ela é dona de quatro unidades da Emagrecentro, duas academias e dois salões de cabeleireiro, todos franquias da mesma rede. "Antes de ser dona, eu fui cliente da empresa, o que me ajudou a perceber as falhas do local", explica. Atualmente, as unidades administradas por Janaina estão entre as mais rentáveis da rede, com faturamento médio estimado de R$ 60 mil. "É uma ilusão achar que franquia é um negócio garantido, afinal, 50% do resultado depende de você", afirma.

Mas ter um bom ponto comercial e uma fachada espaçosa ajudam a impulsionar os resultados de um negócio próprio. Foi o que aconteceu com Carlos Mihara, de 37 anos, um administrador de empresas rigoroso que até se surpreendeu com o retorno precoce da sua primeira franquia, uma escola de idiomas da rede CNA. Em vez de 18 meses, o ponto de equilíbrio foi alcançado em seis. Animado, ele planeja derrubar em breve as paredes que hoje limitam sua escola a seis salas. Quer 20 delas, e depois adquirir outra unidade.

Filho de um professor de inglês, Mihara seguiu à risca os conselhos para ter uma franquia de sucesso. "Além da afinidade com o assunto, percebi que teria boas oportunidades por causa da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos", conta. O ponto comercial no centro da cidade de São Paulo deixou a escola, por exemplo, próxima de agências de turismo, hotéis e edifícios comerciais, onde estão alunos em potencial. Mas a fachada de 15 metros foi o principal fator de atração dos alunos. Não à toa a escola já soma 343 matrículas.

Para garantir que o negócio continue prosperando, entretanto, Mihara tem uma rotina árdua de trabalho: chega na unidade às 7 da manhã e só vai embora às 22h, quando acaba a última aula. Seu plano de expansão está baseado nas expectativas de seus clientes, outro fator de sucesso. "Se eu provar que posso ajudar o aluno a conquistar seus sonhos por meio do idioma, ele não vai embora."


Ligia Aguilhar - O Estado de S. Paulo



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