Franchising

Conceito de Franchising

O Franchising é um sistema de comercialização de produtos e/ou serviços e/ou tecnologias, baseado numa estreita e contínua colaboração entre empresas jurídicas e financeiramente distintas e independentes, o Franqueador e os seus Franqueados, através do qual o Franqueador concede aos seus Franqueados o direito, e impõe a obrigação, de explorar uma empresa de acordo com o seu Conceito.

O direito concedido confere ao Franqueado o poder e o dever de, mediante uma contrapartida financeira direta ou indireta, usar a insígnia e/ou marca de produtos e/ou marca de serviços, o Saber-fazer (know-how), os métodos comerciais e técnicos, o sistema de procedimentos e outros direitos de propriedade industrial e intelectual, apoiados por uma prestação contínua de assistência comercial e/ou técnica, no âmbito e durante a vigência dum contrato de Franchising escrito, para tal fim, celebrado entre as partes.

Saber-fazer é o conjunto de conhecimentos práticos não patenteados, decorrentes da experiência do Franqueador e por ele testado, que é Secreto, Substancial e Identificado.


Secreto - significa que o Saber-fazer, enquanto conjunto ou na configuração e reunião precisa dos seus componentes, não é do conhecimento geral ou de fácil acesso; tal não implica que cada componente individual do Saber-fazer deva ser, em sentido estrito, totalmente desconhecido ou não susceptível de obtenção fora da atividades do Franqueado.

Substancial - significa que o Saber-fazer deve incluir informação indispensável para o exercício da atividade do Franqueado, para a venda ou revenda de produtos ou para a prestação de serviços contratuais, em especial, para a apresentação dos produtos para venda, sua transformação em conexão com a prestação de serviços, as relações com a clientela e a gestão administrativa e financeira; o Saber-fazer deve ser útil para o Franqueado ao ser susceptível, à data da conclusão do contrato, de melhorar a sua posição concorrencial, em especial ao melhorar os seus resultados ou ajudando-o a penetrar num novo mercado.

Identificado - significa que Saber-fazer deve ser descrito de modo suficientemente preciso para permitir verificar que preenche os critérios de secretismo e de substancialidade; a descrição do Saber-fazer pode constar quer do contrato de Franchising, quer de documento separado ou materializado de qualquer outra forma apropriada.


O que significa Formatar a Franquia?

Formatar:
for.ma.tar
v.td. Inform. Estabelecer a disposição (ordem, extensão e codificação) dos registros de um arquivo de dados, ou a disposição dos parágrafos, tipos de letras, números de páginas etc, de um arquivo de texto.

De forma simples, é preparar a sua marca ou empresa para entrar no mercado de Franquias.


Como funciona esse processo de Formatação?

Consideramos 3 etapas principais para esse trabalho:

A - Planejamento Estratégico para Franquia: vislumbrar o cenário futuro da empresa com a expansão através de Franquias. O que será a sua empresa daqui a 4 anos. Como chegar a esse objetivo? Rever a Missão, Visão, Características Chave e Analise SWOT

B – Estudo de Viabilidade: conhecer e estudar os números atuais da operação piloto ou unidades próprias em operação. Projetar cenários futuros para uma unidade franqueada e para a rede, além de estudar os impactos que isso trará a empresa.

Isso envolve o entendimento dos investimentos necessários para abertura de uma Franquia, Receitas projetadas, tempo de alavancagem dessas receitas, quando se atinge o ponto de equilíbrio da operação (receitas x despesas), quando se retorna o capital investido

Esse estudo deve proporcionar respostas concretas ao futuro franqueador e franqueados quanto aos investimentos necessários, prazos e taxa interna de retorno para esses investimentos.


Um projeto vencedor deve trazer resultados para toda a cadeia da rede de franquias: Franqueador, Franqueados, Fornecedores e Colaboradores.

C – Documentos: elaboração de documentos que suportam a expansão através de Franquias. Alguns são obrigatórios de acordo com a Lei 8.955/94 – Franquia Empresarial, como a COF – Circular de Oferta de Franquias e Contrato de Franquia. Outros documentos são importantes para o processo de seleção dos candidatos a Franquia, Avaliação de Ponto Comercial, Apresentação da Franquia a candidatos, além dos Manuais como, por exemplo: Manual de Implantação, Administração e Operação, Produtos e Marketing.

Meu negócio é Franqueável?

Franchising é um formato relativamente flexível e apesar de que, a princípio, qualquer tipo de negocio pode ser franqueado, o projeto deve respeitar algumas características básicas:

Tem que ter credibilidade.
Ele possui uma gestão experiente ou com pessoas experientes? O conceito está testado? Está atingindo seus objetivos de resultados? A(s) unidade(s) própria(s) são um sucesso de publico e de faturamento e consequentemente resultados?

Tem que ser único.
Quais os diferenciais do seu negócios em relação a concorrência? Trata-se de uma oportunidade? Possui uma vantagem competitiva sustentável?

Tem que ser possível ensiná-lo.
O sistema está manualizado? É possível que qualquer pessoa possa aprender a operá-lo em pouco tempo (3 semanas ou menos)?

E o mais importante, tem que apresentar retorno de investimento adequado. Não apenas ser lucrativo ou ter faturamento. Se um negocio não puder gerar um resultado liquido entre 12% a 20% após todas as despesas pagar incluído os royalties, será difícil de ter e manter franqueados felizes.

Se o seu negocio atende a esses critérios básicos então tem tudo para ser um projeto de sucesso em franchising.


Confira também:

- Expansão
- Planejamento Estratégico
- Franquia Certa®
- Varejo

 

 

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